Com “fim do Twitter”, Koo viraliza no Brasil e gera festival de memes

Plataforma Koo surge como favorita para o lugar do Twitter, após a compra pelo bilionário Elon Musk
Com "fim do Twitter", Koo viraliza no Brasil e gera festival de memes
Imagem: Koo/Reprodução

Diante da mais nova crise no Twitter – trazendo rumores de que a plataforma sairá do ar –, usuários têm se apressado para migrar para outras redes sociais alternativas. Entre elas, está uma pouco conhecida, mas que está viralizando rapidamente entre os brasileiros: a Koo.

whatsapp invite banner

A rede social de origem indiana existe desde de 2020 e tem um visual e usabilidade bem parecida com a do Twitter – inclusive, tendo um passarinho amarelo como mascote.

É possível criar perfis, seguir usuários e acompanhar assuntos que estão no “Trending” – da mesma forma que a rede social de Elon Musk. Além disso, é possível compartilhar fotos, vídeos e textos de até 500 caracteres.

Segundo os desenvolvedores, o aplicativo da Koo já foi baixado mais de 50 milhões de vezes. No Brasil, ela chamou a atenção pelo nome de pronúncia infame, que despertou o lado quinta série dos brasileiros e gerou um festival de piadas, trocadilhos e memes entre os usuários falantes do português:

Diante da grande procura nesta sexta-feira (18), a própria rede social precisou explicar que o “koo” é apenas uma referência ao som que o pássaro emite, e não a parte da anatomia humana que os brasileiros estão pensando.

Como apontou o G1, a novidade já começou a atrair alguns nomes famosos, como o influenciador Casimiro, a cantora Clarice Falcão, o ator Gagliasso e o comediante Paulo Vieira. A adesão massiva à rede social chegou a causar uma instabilidade no fim desta tarde.

A estratégia de crescimento global da plataforma é aproveitar as recentes polêmicas ao redor do Twitter. Por outro lado, a rede social indiana também coleciona algumas acusações de propaganda estatal ou mesmo discurso de ódio, principalmente contra muçulmanos.

Como entrar na nova rival do Twitter?

A Koo está disponível para celulares Android e iOS. Além disso, existe uma versão Web para ser usada em navegadores no PC.

O cadastro é simples, bastando apenas selecionar o idioma e realizar o cadastro por meio de uma conta Google, e-mail ou número de celular. Após fazer login, é possível alterar o perfil, incluindo o nome de usuário, bio, data de aniversário, entre outros.

Por enquanto, a plataforma não está disponível no idioma português, mas a Koo já promete que a linguagem estará disponível em breve:

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas