Com “fim do Twitter”, Koo viraliza no Brasil e gera festival de memes
Diante da mais nova crise no Twitter – trazendo rumores de que a plataforma sairá do ar –, usuários têm se apressado para migrar para outras redes sociais alternativas. Entre elas, está uma pouco conhecida, mas que está viralizando rapidamente entre os brasileiros: a Koo.
A rede social de origem indiana existe desde de 2020 e tem um visual e usabilidade bem parecida com a do Twitter – inclusive, tendo um passarinho amarelo como mascote.
É possível criar perfis, seguir usuários e acompanhar assuntos que estão no “Trending” – da mesma forma que a rede social de Elon Musk. Além disso, é possível compartilhar fotos, vídeos e textos de até 500 caracteres.
Segundo os desenvolvedores, o aplicativo da Koo já foi baixado mais de 50 milhões de vezes. No Brasil, ela chamou a atenção pelo nome de pronúncia infame, que despertou o lado quinta série dos brasileiros e gerou um festival de piadas, trocadilhos e memes entre os usuários falantes do português:
Muita gente reportando dificuldades para começar a usar o Koo para fins recreativos. No começo é assim mesmo, pessoal…
Aliás, vamos criar uma Koomunidade? Abra-se para o futuro e poste seu koo aqui no fio: pic.twitter.com/tB8eLhvV92— Muka do Space 🎙️ (@falamuka) November 18, 2022
🚨VEJA: Internauta diz que irá fechar seu Koo, se o português do app for de Portugal. pic.twitter.com/6PqGsX9PCc
— CHOQUEI (@choquei) November 18, 2022
Confirmando boatos, Sasha Meneghel não tem koo: pic.twitter.com/sqbAI8YBp3
— Berk™ (@CaioBerkley) November 18, 2022
– após ler em meu koo
– segundo informações tiradas do koo
– segue meu koo: @..
– stalkeei seu koo e descobri..
– cê viu o koo de fulana??? só tem baixaria
– segue a choquei no koo
– esse koo é muito bagunçado
– então ainda agora ciclana deu um koo falando justamente sobre iss— brenda (@brendasafra) November 18, 2022
Sexta feira e todo mundo no Brasil pensando em koo pic.twitter.com/Je2cYdM221
— abocadelobo 🇧🇷 (@abocadelobo) November 18, 2022
Diante da grande procura nesta sexta-feira (18), a própria rede social precisou explicar que o “koo” é apenas uma referência ao som que o pássaro emite, e não a parte da anatomia humana que os brasileiros estão pensando.
Como apontou o G1, a novidade já começou a atrair alguns nomes famosos, como o influenciador Casimiro, a cantora Clarice Falcão, o ator Gagliasso e o comediante Paulo Vieira. A adesão massiva à rede social chegou a causar uma instabilidade no fim desta tarde.
A estratégia de crescimento global da plataforma é aproveitar as recentes polêmicas ao redor do Twitter. Por outro lado, a rede social indiana também coleciona algumas acusações de propaganda estatal ou mesmo discurso de ódio, principalmente contra muçulmanos.
Como entrar na nova rival do Twitter?
A Koo está disponível para celulares Android e iOS. Além disso, existe uma versão Web para ser usada em navegadores no PC.
O cadastro é simples, bastando apenas selecionar o idioma e realizar o cadastro por meio de uma conta Google, e-mail ou número de celular. Após fazer login, é possível alterar o perfil, incluindo o nome de usuário, bio, data de aniversário, entre outros.
Por enquanto, a plataforma não está disponível no idioma português, mas a Koo já promete que a linguagem estará disponível em breve:
Koo está lento agora por causa do alto tráfego do Brasil. Quer sua paciência. Teremos português, um feed da linha do tempo e tudo o que vocês pediram 🐥🫶🏻
— 🐥 Koo Brazil (@KooForBrasil) November 18, 2022