Elon Musk provoca crise no Twitter, que pode sair do ar

Centenas de funcionários optaram por deixar o Twitter, incluindo alguns trabalhadores fundamentais que mantêm o microblog funcionando
Elon Musk lança perfume autoral: veja preço e onde comprar
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Na última quarta-feira (16), Elon Musk deu um prazo de apenas algumas horas para funcionários do Twitter decidirem entre trabalhar em um regime “hardcore” ou sair da empresa. Ao final do prazo, centenas de pessoas optaram por deixar o microblog, incluindo alguns trabalhadores fundamentais  que mantêm os sistemas críticos da plataforma funcionando.

Após a debandada de trabalhadores, Elon Musk anunciou que todos os escritórios da empresa permaneceriam fechados e só os funcionários que sobraram teriam o acesso a estes espaços. De acordo com o Platformer, a medida foi pensada para evitar a possibilidade de sabotagem interna.

Alguns vídeos mostram uma projeção de ofensas contra Musk na sede da empresa em São Francisco, nos EUA. As imagens contribuíram para deixar o clima entre os tuiteiros com um tom de despedida.

Do outro lado, o chefão da plataforma parecia não se importar muito com as notícias negativas  e, na madrugada desta sexta-feira, chegou a afirmar que o Twitter bateu um novo recorde de usuários.

O bilionário também apagou as informações de que era CEO do Twitter de sua bio e publicou emojis de caveira, que muitos internautas interpretaram como um anúncio da morte do microblog, mas é provável que os posts não passaram de uma brincadeira.

Ao portal The Verge, ex funcionários do Twitter afirmaram que existe uma possibilidade real de a plataforma colapsar e sair do ar. A informação fez com que a tag “#RIPTwitter” atingisse o topo dos trending topics, com uma série de tweets de usuários preocupados com o fim da rede social.

Uma das maiores preocupações é a chegada da Copa do Mundo. O evento levará muitos usuários da plataforma a comentar os acontecimentos em tempo real, o que pode gerar uma sobrecarga e, com sistemas essenciais para o funcionamento sem a tutela de especialistas, é bem possível que a rede possa cair e os engenheiros que sobraram podem ter sérias dificuldades para trazer a plataforma de volta ao ar.

Elon Musk também está na mira do Congresso americano e alguns senadores do partido Democrata solicitaram uma investigação para levantar se o bilionário quebrou regras de privacidade com o cliente após sugerir mudanças nas políticas. Engenheiros de segurança pediram desligamento da empresa após a ação de Musk, o que tem gerado muitas suspeitas sobre o que de fato foi alterado.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas