Cometa Leonard no dia de Natal vence como melhor foto de astronomia de 2022

Imagem mostra cometa Leonard perdendo parte da cauda ao passar perto da Terra. Veja outros vencedores do concurso
Cometa Leonard no dia de Natal vence como melhor foto de astronomia de 2022
Imagem: Gerald Rhemann/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

O Observatório Real de Greenwich, de Londres, divulgou nesta sexta-feira (16) as imagens vencedoras do 14º Fotógrafo de Astronomia do Ano – a maior competição de astrofotografia do mundo. 

Entre os registros há fenômenos raros e impressionantes que envolvem o Sol, a Via Láctea e galáxias vizinhas. O prêmio principal ficou com Gerald Rhemann, que captou um pedaço da cauda do cometa Leonard sendo desconectado e levado pelo vento solar. 

A partir deste sábado (17) as cerca de 100 imagens vencedoras ficarão expostas na sala de fotografia do Museu Marítimo Nacional, em Londres. A exposição vai até 13 de agosto de 2023. 

Veja as imagens vencedoras 

Fotógrafo de Astronomia de 2022: Gerald Rhemann, com “Disconnection Event

Imagem: Gerald Rhemann/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

A foto de Rhemann – “Evento de desconexão”, na tradução livre – mostra o cometa Leonard perdendo um pedaço de sua cauda ao passar perto da Terra, em 25 de dezembro de 2021. 

Essa foi, provavelmente, sua primeira e última passagem pela Terra: ele já deixou o sistema solar e não deve ser visto novamente. “Astronomia, mito e arte se unem nesta foto”, disse Imad Ahmed, pesquisador da Universidade de Oxford ao jornal britânico The Guardian

“Tem grande valor para os cientistas, pois captura elegantemente um evento de desconexão”, pontuou Ahmed. O cometa Leonard foi descoberto em 3 de janeiro de 2021. 

Jovem Fotógrafo de Astronomia 2022: Yang Hanwen e Zhou Zezhen, com “The Neighbour” 

Imagem: Yang Hanwen/Zhou Zezhen/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

Yang e Zhou, dois estudantes chineses de apenas 14 anos, captaram detalhes incríveis da galáxia de Andrômeda (Messier 31 ou M31), a maior vizinha da Via Láctea e objeto mais distante que o olho humano consegue ver.

Vencedor da categoria Sol: Soumyadeep Mukherjee, com “A Year in the Sun” 

Imagem: Soumyadeep Mukherjee/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

Mukherjee fotografou o astro rei por 365 dias entre 25 de dezembro de 2020 e 31 de dezembro de 2021. Ao final, mesclou as imagens para que virassem uma única foto. 

Aí está o que há de sensacional no registro: a fotografia conseguiu captar uma visão única da progressão das manchas solares que rodeiam o astro. 

Vencedor na categoria Céu: Zihui Hu, com “Stabbling Into the Stars

Imagem: Zihui Hu/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

Como o nome diz, a fotografia registra as estrelas caindo como “facas” sobre a montanha Namcha Barwa, na China. O registro é de 24 de dezembro de 2021. 

Vencedor da categoria Lua: Martin Lewis, com “Shadow Profile of Plato’s East Rim

Imagem: Martin Lewis/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

A fotografia de Martin Lewis mostra, como o nome diz, um perfil da Lua sob a sombra da orla leste da cratera lunar Platão. Uma vez por mês, o sol nasce na direção da cratera, que lança enormes sombras sobre o satélite natural da Terra. 

Vencedor da categoria Galáxia: Utkarsh Mishra, Michael Petrasko e Muir Evenden com “Majestic Sombrero Galaxy” 

Imagem: Utkarsh Mishra/Michael Petrasko/Muir Evenden/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

O registro mostra os fluxos de estrelas criados na colisão da galáxia de Sombrero. A partir daí, seus astros remanescentes começaram a orbitar a Via Láctea. 

Vencedor categoria Pessoas e Espaço: Andrew McCarthy com “The International Space Station Transiting Tranquility Base” 

Imagem: Andrew McCarthy/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

McCarthy registra o momento exato em que a ISS (Estação Espacial Internacional) se posiciona sobre o local de pouso da Apollo 11 no Mar da Tranquilidade. O momento durou poucos milissegundos e exigiu uma fotografia exata, digna de prêmio. 

Vencedor categoria Aurora Boreal: Filip Hrebenda, com “In the Embrace of a Green Lady

Imagem: Filip Hrebenda/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

Apesar da Aurora Boreal ser fotografada com mais frequência nos meses de inverno, a imagem “No abraço de uma dama verde” (em tradução livre) registra o fenômeno ao final da primavera, na Islândia. 

Vencedor categoria Sir Patrick Moore para “Melhor Novato”: Lun Deng com “The Milky Way Bridge across Big Snowy Mountains

Imagem: Lun Deng/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

Na imagem, a Via Láctea parece fazer uma espécie de ponte sobre a montanha Minya Konka, o pico mais alto da China. O registro é das primeiras horas da manhã de 21 de fevereiro de 2021. 

Vencedor na categoria Annie Maunder por inovação digital: Pauline Woolley, com “Solar Tree” 

Imagem: Pauline Wooley/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

Parece o interior de uma árvore, mas é o Sol. A fotografia é o resultado da pesquisa de Woolley com dados de código aberto do Observatório Dinâmico Solar, uma sonda não-tripulada da NASA que estuda como o Sol afeta a vida na Terra. 

A imagem reúne 26 imagens do astro, colocadas em camadas para criar anéis concêntricos. O anel mais antigo fica no centro. 

Vencedor na categoria Estrelas e Nebulosas: Weitang Liang com “The Eye of God

Imagem: Weitang Ling/Astronomy Photographer of the Year 2022/Divulgação

Com uma exposição ultra-profunda, Weitang conseguiu captar a nebulosa Helix, também conhecida como “O Olho de Deus”. A imagem revela cores gloriosas do núcleo e detalhes raros, nunca vistos antes. 

Assine a newsletter do Gizmodo

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas