Quando a Amazon comprou a Comixology, maior distribuidora de quadrinhos digitais, ficamos receosos: parecia improvável que ela removesse a proteção contra cópia das HQs – já que ela nunca foi retirada do Kindle. Com o DRM, você só pode ler quadrinhos (ou livros) nos apps oficiais ou no site.

Mas a Comixology tomou uma atitude relativamente inédita para uma plataforma de seu tamanho: os clientes agora poderão fazer download sem DRM dos quadrinhos nos formatos PDF e CBZ.

Nem todas as 50.000 HQs da Comixology estarão disponíveis para download, no entanto: a decisão parte da editora que publica os quadrinhos. As primeiras a largarem o DRM são:

  • Dynamite Entertainment (Battlestar Galactica, Game of Thrones)
  • MonkeyBrain Comics (The Army of Dr. Moreau, The Red Panda)
  • Thrillbent (Insufferable, The Eighth Seal)
  • Top Shelf Productions (títulos de Alan Moore, Craig Thompson, entre outros)
  • Zenescope Entertainment (Grimm Fairy Tales, Alice in Wonderland)

Além dessas, claro, a Image Comics (The Walking Dead) também liberou seu catálogo sem DRM. Na verdade, eles fizeram isso há um ano, mas só nas HQs vendidos através de seu site; agora isso se estende à Comixology. Editoras pequenas e autores que publicam seus títulos de forma independente também terão a opção de oferecer suas HQs sem DRM.

>>> Amazon remove compras de quadrinhos do Comixology do app para iOS

Livrar os quadrinhos do DRM é um enorme passo para aboli-lo nas HQs em geral, especialmente por ter vindo de uma empresa grande (e que pertence à Amazon). Como explica o Ars Technica, isso é muito importante: “se um servidor cair ou você mudar para um novo dispositivo sem suporte ao app oficial, os quadrinhos não vão desaparecer para você”. Ou seja, você não está meramente alugando a HQ – você é o dono.

Para baixar quadrinhos sem DRM, basta clicar neste link. [Comixology Blog]