Como assim? Filme da “Batgirl” de US$ 90 milhões é cancelado pela Warner
Para quem estava esperando o filme da “Batgirl”, a notícia é péssima!
Surpreendentemeente, a Warner Bros., estúdio responsável pelas adaptações da DC, cancelou o lançamento do filme solo da heroína. O longa, protagonizado por Leslie Grace, tinha previsão de estrear diretamente na plataforma de streaming HBO Max ainda em 2022.
Segundo informações divulgadas pelo The Wrap, o estúdio tomou a decisão devido ao filme ter ultrapassado o próprio orçamento. Mesmo quase finalizado e em fase de pós-produção, a Warner já havia gasto inesperados US$ 90 milhões após adiamentos e protocolos de segurança contra a Covid.
“Batgirl” foi inicialmente projetado para ser um lançamento do HBO Max e, em seguida, estava sendo considerada a distribuição nos cinemas.
“A decisão de não lançar ‘Batgirl’ reflete a mudança estratégica de nossa liderança no que se refere ao universo DC e HBO Max. Leslie Grace é uma atriz incrivelmente talentosa e essa decisão não é um reflexo de sua atuação. Somos incrivelmente gratos aos cineastas de ‘Batgirl’ e ‘Scoob! Holiday Haunt’ e seus respectivos elencos e esperamos colaborar com todos novamente em um futuro próximo”, disse o porta-voz da Warner Bros. em comunicado.
Nas redes sociais, a decisão da Warner vem sendo bastante criticada. Há, inclusive, quem reclame de a empresa cancelar um filme estrelado por uma atriz negra, enquanto “The Flash”, da mesma linha, continua em desenvolvimento, apesar das polêmicas envolvendo o protagonista, Ezra Miller.
News of the day: Warner Bros. Discovery is not going to release "Batgirl," neither theatrically or on HBO MAXhttps://t.co/Zv4paYK8kG
— TheWrap (@TheWrap) August 3, 2022
Ainda de acordo com o The Wrap, a Warner Bros. Discovery está trabalhando para elevar a DC Films à tela grande. “Batgirl” não havia sido roteirizado e produzido como um filme cinematográfico. Os líderes do estúdio determinaram, em última análise, que apesar das refilmagens e do aumento do orçamento, o filme simplesmente não funcionou, de acordo com fontes.
Os novos proprietários e gerentes, liderados pelo CEO David Zaslav, estão comprometidos em fazer os títulos da DC grandes filmes de eventos teatrais, e “Batgirl” não é isso. Além disso, insiders acrescentaram que os chefes do estúdio adoram trabalhar com a dupla de diretores Adil El Arbi e Bilall Fallah, e a estrela do filme, e estão planejando ativamente trabalhar com eles novamente em projetos futuros não especificados.
Além disso, a decisão também foi tomada após testes de audiência não agradaram o público. Segundo informações do Collider, que conversou com pessoas que assistiram à versão não finalizada de “Batgirl”, o filme foi uma grande decepção, e parecia um produto barato em comparação a outros filmes.
O site também aponta que o cancelamento parece ter sido motivado por “Batgirl” ter um orçamento menor do que outras produções da DC lançadas no cinema, resultando em uma qualidade inferior à de outros filmes de heróis.
Este é apenas o fechamento de uma saga de contratempos da produção. O projeto começou com Joss Whedon (dos dois primeiros “Vingadores” e por finalizar “Liga da Justiça”) como diretor e roteirista em 2017. Ele se demitiu menos de um ano depois.
Depois disso, a dupla Adil El Arbi e Bilall Fallah (“Bad Boys para sempre”) assumiu o comando e escalou Leslie Grace (“Em um bairro em Nova York”) para viver a protagonista. O longa contava com roteiro de Christina Hodson (“Aves de Rapina: Arlequina” e “Sua Emancipação Fantabulosa”)
Além de Leslie Grace, Simmons e Keaton, o elenco de “Batgirl” contava com Brendan Fraser como o vilão Vagalume, Ivory Aquino como a vigilante trans Alysia Yeoh, além de Rebecca Front, Corey Johnson e Ethan Kai. Com isso, o próximo filme da DC a chegar aos cinemas será “Adão Negro“, no dia 20 de outubro, seguido de “Shazam! Fúria dos Deuses”, em 21 de dezembro.