Diversos aplicativos entraram na onda do modo escuro, usando a interface com o fundo preto ou azul escuro. Recentemente, foi a vez do WhatsApp liberar o seu tema noturno, tanto no iOS, quanto no Android. A ativação do modo escuro no WhatsApp é simples, mas requer passos diferentes dependendo de qual é o modelo do seu celular. Por isso, vamos detalhar onde você pode encontrar a opção.

Modo escuro do WhatsApp no iPhone

A opção está disponível somente para quem tem o iOS 13 instalado no iPhone — ou seja, a versão mais recente do sistema operacional móvel da Apple. O modo noturno, inclusive, foi uma das grandes novidades dessa versão do iOS.

Lembre-se de verificar antes se o seu WhatsApp está em sua versão mais recente. Para isso, vá na AppStore e confira as atualizações. Veja como ativar a função para deixar o WhatsApp preto:

  1. Vá em Ajustes;
  2. Toque no menu Tela e Brilho;
  3. Escolha a opção Escura para ativar o Modo Escuro;
  4. Outra opção é selecionar Alternar automaticamente, para que o tema mude de acordo com o horário.

Passo a passo para deixar o WhatsApp escuro no iOS

Ao selecionar essa opção, o seu WhatsApp irá alternar para o Modo Escuro, mas outros aplicativos que possuem a função também. O sistema gerencia as cores como um todo — deste modo, o app Notas, os próprios Ajustes, o Twitter, o Messenger e o Instagram (para citar alguns) vão para a versão noturna.

Modo escuro do WhatsApp no Android

No Android, existem duas formas para ativar o modo noturno do aplicativo de mensagens e deixá-lo ele preto (na verdade, fica azul escuro no Android). Isso vai depender da versão do seu sistema operacional — se você não tem certeza de qual seja o seu Android, procure pelas duas opções ou vá em Configurações e toque no menu Sobre.

É importante também verificar se o seu WhatsApp está rodando a versão mais recente. Vá na Play Store e procure pelas atualizações.

No Android 10

Se o seu Android é novo, provavelmente ele roda a versão mais recente do sistema operacional do Google, o Android 10. Neste caso, ele gerencia o modo noturno da mesma forma que o iOS 13, como um todo. Isso significa que todos os apps que possuam um modo escuro vão alternar para essa opção.

  1. Acesse as suas Configurações;
  2. Toque no menu Tela;
  3. Selecione Tema Escuro.

O nome desses menus pode alternar dependendo da fabricante do seu smartphone, mas em termos gerais, esse é o caminho.

Passo a passo para deixar o WhatsApp escuro no Android 10

No Android 9 e inferiores

Se o seu smartphone possui o Android 9 ou versões anteriores, como o Android 8 ou 7, o Modo Escuro é ativado diretamente no aplicativo do WhatsApp. A função pode ser acessada rapidamente:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Toque no menu (três pontinhos) no canto superior direito da tela;
  3. Selecione Configurações;
  4. Depois, toque em Conversas;
  5. Aperte em Tema e escolha entre Claro e Escuro.

Passo a passo para deixar o WhatsApp escuro no Android 9 ou inferior