_Tecnologia

Como compartilhar sua localização no Android com amigos e familiares Copy

Com o compartilhamento de localização do Google, é possível escolher quem pode ver sua localização e por quanto tempo

Logo do aplicativo Google Maps em um iPhone

Em 2022, uma pesquisa da empresa de segurança cibernética Kaspersky revelou que 19 países, incluindo o Brasil, utilizam aplicativos de controle parental nos celulares e aparelhos eletrônicos dos filhos. Os apps servem para monitorar os endereços que eles visitam on-line – e off-line. Ou seja, através do GPS, eles têm acesso aos locais que crianças e adolescentes visitam no mundo real.

Mas, se você tem interesse em compartilhar sua localização ou receber a de algum familiar ou amigo, não é necessário fazer o download de mais um aplicativo no seu telefone, pois o Google já oferece o serviço. Assim como o WhatsApp, o Maps oferece um recurso de compartilhamento de local em tempo real – por muito mais tempo.

Além disso, ele funciona mesmo com o histórico de localização desativado. Em 2021, o Google foi condenado na Austrália por usar configurações confusas para rastrear localização. Saiba como funciona o rastreio de localização nos celulares e como desativá-lo nesta matéria do Giz Brasil.

Com o compartilhamento, é possível escolher quem pode ver sua localização e a duração dessa função. Essas pessoas terão acesso ao seu nome e foto, bem como o lugar mais mais recente onde esteve seu dispositivo. De acordo com o Google, ainda é possível ver o nível de bateria do aparelho e se ele está carregando, entre outras informações que dependem da forma de compartilhamento escolhida.

No entanto, o recurso não está disponível no Maps Go e pode não funcionar em alguns países ou regiões. No caso do Google Workspace, é necessário solicitar ao administrador a ativação do recurso. Enquanto isso, no Family Link, responsáveis podem gerenciar o compartilhamento.

Como compartilhar sua localização no Google no Android?

Vale acrescentar que também é possível compartilhar sua localização com pessoas que não têm contas do Google usando o mesmo processo. No entanto, é preciso copiar o link de compartilhamento e enviá-lo por um aplicativo externo, como um e-mail ou mensagem de texto. O período máximo é de 24 horas.

Além disso, você também pode deixar de compartilhar a localização a qualquer momento. Basta acessar o Google Maps e, no compartilhamento de local, selecionar o perfil da pessoa com quem deseja interromper a função. Então, é só tocar em “parar”. Você também pode solicitar a um contato que compartilhe sua localização com você novamente (caso ele já tenha feito anteriormente), bem como ocultá-lo do mapa clicando em seu perfil quando quiser.

Por fim, ao se deslocar de carro, a pé ou de bicicleta, o Google também permite que os usuários compartilhem todo o trajeto com estimativa de horário. Para isso, é só definir o destino e iniciar a navegação no Maps, compartilhando a viagem com a pessoa que desejar. O compartilhamento termina automaticamente quando você encerrar o percurso no app, podendo suspender a função antes, se desejar.

Sair da versão mobile