Controle parental: na vasta Internet, você precisa ter como criar barreiras para o que a sua criança consome
No fim de 2019, foi divulgada uma pesquisa do King’s College London, apontando que a dependência de smartphones já é considerada um distúrbio psiquiátrico, com uma média de 23% de crianças e jovens que passam por isso. Os responsáveis realizaram uma metanálise de mais de 40 estudos e concluíram que de 10% a 30% das crianças, adolescentes e jovens adultos de até 25 anos são atingidos.
O uso problemático de smartphones foi definido como qualquer comportamento vinculado a que possui as características de um vício, como sentir pânico ou transtorno de ansiedade quando o telefone não está disponível, encontrando dificuldades para controlar a quantidade de tempo gasto ou não abandoná-lo durante outros tipos de atividades. O estudo envolveu 41.871 crianças e jovens.
Dependências comportamentais podem ter sérias consequências sobre a saúde mental e o funcionamento diário, por isso há necessidade de uma investigação mais aprofundada sobre o uso desses aparelhos, ainda mais tratando de crianças, de um momento de formação. Que tipo de conteúdo que elas estão vendo, que tipo de anúncios estão entrando dentro do conteúdo que elas estão vendo? Como o algoritmo já programa um cérebro em desenvolvimento para que ele tenha sempre tudo na sua palma da mão?
Quando o meio de entretenimento das crianças eram os desenhos animados, por exemplo, havia uma maior restrição sobre o que uma criança poderia ou não ver por parte dos pais. E eram desenhos animados. Um canal inteiro, basicamente, com a mesma linguagem. Agora imagina a vastidão da Internet. E parece que normatizou, parece que essa mão guia afrouxou.
Foi em cima dessa dor, que surgiu a ClevGuard seu aplicativo KidsGuard for WhatsApp Monitor. A questão aqui não é controle, mas é saber o que seu filho (a), em um período tão transformador de sua vida, está gastando seu tempo e comportamento com coisas que podem moldá-lo. O resultado pode ser surpreendente e você pode nem precisar usar a ferramenta. Mas você também pode se deparar com altos índices de desconfiança, baixa autoestima, tudo para se enquadrar nos parâmetros irreais do que as redes sociais promovem.
É interessante monitorar o WhatsApp nesse caso para estar mais próximo, para proteger. Nós recebemos diariamente bilhões de avisos sobre o que essas grandes empresas de tecnologia estão fazendo com nossos dados, o que os algoritmos se aproveitam para cada vez mais para criarem um arquétipo seu e entregar exatamente o que você precisa ver.
A Internet surgiu como uma ferramenta maravilhosa. Mas uma ferramenta, como uma bicicleta, está lá sem urgências para você utilizar. Hoje, diante dos índices apresentados, a rede se tornou mais do que uma ferramenta e um objeto de obsessão, onde o produto somos nós mesmos. A ideia aqui é proteger e não controlar.
O passo a passo
Primeiro você precisa criar uma conta. Essa é a pré-condição que deve ser concluída antes do início do monitoramento. Então, você pode comprar um plano adequado e desbloquear todos os incríveis recursos de monitoramento do KidsGuard for WhatsApp.
Assim a compra for finalizada, você será direcionado automaticamente para uma página intitulada “Meus produtos e gerenciamento de pedidos”. Clique em ‘Guia de configuração’ e conclua a configuração necessária no dispositivo Android em questão. Todo o processo leva apenas 3 minutos e é feito seguindo as instruções do aplicativo.
Baixe e, após concluir a instalação e configuração no dispositivo de destino, clique em ‘Verificar configuração’. Quando finalizado e instalado corretamente, você será transferido automaticamente para o painel do KidsGuard. Aqui, você pode começar a monitorar e rastrear os dados coletados do WhatsApp no dispositivo escolhido. Observe que a sincronização inicial pode levar algum tempo. Depois disso, você pode monitorar todas as atividades do WhatsApp no painel de controle do site.
Você terá mais controle sobre as conversas, ligações, status, fotos, vídeos e muito mais. Dessa forma, consequentemente, também ficará mais tranquilo.
A ClevGuard
Combinando conhecimento e experiência sobre a segurança dos usuários da Internet, especialmente de crianças que possam estar fazendo mal uso da rede, foi criado o ClevGuard.
A missão é tornar o ClevGuard o programa de controle parental mais confiável do mercado. A plataforma se concentra muito na confiança com seus clientes e personaliza as ideias e necessidades de cada usuário.
*****
ATENÇÃO: Este conteúdo é patrocinado. Portanto, o Gizmodo Brasil não se responsabiliza pelas informações passadas ou compras realizadas através dos links. Os produtos e as promoções são inteiramente responsabilidade da ClevGuard.