Nos últimos anos, o impacto dos algoritmos nas redes sociais – incluindo, claro, o Twitter – está alcançando um nível perigoso, em que eles passam a afetar, literalmente, a vida de bilhões de pessoas.

Muito além do simples “benefício” de organizar a imensa quantidade de conteúdos online, os algoritmos podem definir o que vemos (e o que não vemos), tendo a capacidade de moldar o que os usuários pensam ou compram, podem impulsionar fake news e, até mesmo, afetar o resultado de uma eleição presidencial.

De acordo com o Twitter, as sugestões de conteúdo e perfis são baseadas nas atividades do próprio usuário na plataforma, como tweets publicados ou a maneira com que ele interage na rede social. “Se suas configurações permitirem, poderemos fazer sugestões personalizadas com base em suas visitas a websites de terceiros que integrem o conteúdo do Twitter”, acrescenta a empresa.

Por mais que os algoritmos sejam inevitáveis, existem algumas maneiras de ter um maior controle sobre a sua timeline no Twitter. Confira abaixo algumas sugestões:

Tweets mais recentes

O Twitter oferece a possibilidade de o usuário alternar entre duas timelines distintas: a “Página Inicial”, comandada por algoritmos; e a “Tweets mais recentes”, que mostra em ordem cronológica e em tempo real os posts das pessoas que o usuário segue.

Tanto na versão desktop, quanto no aplicativo para celular, a troca de timeline pode ser feita por meio de um botão com três estrelas, localizado no canto superior direito da tela.

Listas do Twitter

O usuário também consegue criar timelines personalizadas, utilizando o recurso de listas. Dessa forma, além de se livrar dos algoritmos, é possível separar e organizar os tweets de acordo com assuntos de interesse. Além disso, a rede social permite fixar até cinco listas no topo da timeline, facilitando o acesso pelo usuário.

Para criar uma lista, basta acessar “Listas” na barra de navegação, selecionar o ícone “Criar nova Lista” e adicionar os membros desejados. O usuário pode criar listas públicas ou privadas, assim como seguir listas de outros seguidores.

Tópicos sugeridos pelo Twitter

Outra forma de ter mais controle sobre a timeline é “treinar” o algoritmo para ele mostrar apenas o tipo de conteúdo que você quer ver na plataforma. Ao acessar a opção “Tópicos”, o usuário terá acesso a uma série de assuntos sugeridos pelo algoritmo. Caso se interesse por algum, clique no botão “+”. Do mesmo modo, caso não queira ver um determinado conteúdo sugerido, basta clicar no botão “x”.

Explorar

Por padrão, o botão “Explorar” exibe assuntos que são tendências no Twitter com base na localização atual do usuário. Porém, o usuário pode alterar essa configuração para acompanhar as tendências de qualquer país ou cidade.

Ao clicar em “Explorar” na versão Desktop – ou no ícone da “lupa” no aplicativo –, clique no botão de engrenagem no canto superior da tela e desative a opção de mostrar o conteúdo local. Em seguida, selecione “Explorar locais” e digite a localidade desejada.