Nos últimos meses, diversos serviços foram hackeados – LinkedIn, Dropbox, Tumblr e mais. Isso geralmente resulta no vazamento de senhas e nomes de usuário, e suas credenciais podem estar inclusas. Como saber se uma de suas contas foi comprometida? Uma ferramenta simples pode ajudar.

• Por que você deveria usar um gerenciador de senhas
• Os erros comuns que enfraquecem a sua senha “forte”

O site Have I Been Pwned? faz um trabalho muito bom em monitorar vazamentos de dados e alertar quem está em apuros. Basta digitar o endereço de e-mail ou nome de usuário, e será feita uma busca em seus registros de mais de um bilhão de contas. Você também pode pedir para o site notificar se uma de suas contas for exposta.

Ele reúne dados de vazamentos públicos feitos ilegalmente e publicados na web, tornando tudo facilmente pesquisável; e abrange os hacks recentes do LinkedIn, MySpace, Tumblr, Dropbox e outros.

have i been pwned

Caso suas credenciais tenham mesmo vazado, mude sua senha o quanto antes, e lembre-se de ativar a verificação em duas etapas se você ainda não tiver feito isso. Dessa forma, para acessar sua conta, será necessário um código adicional em seu celular. O serviço Two Factor Auth List pode ajudar você nisso.

E lembre-se: hackers costumam testar seu endereço de e-mail e senha em outros sites e serviços também, uma das muitas razões pelas quais você não deve usar as mesmas credenciais para tudo. Se você faz isso, mude a senha.

Existem vários sites semelhantes ao Have I Been Pwned?, mas ele é o melhor e o mais transparente, e é gratuito também (ao contrário de alguns de seus rivais). Vale a pena passar alguns minutos testando suas credenciais para ver se você tem algo com o que se preocupar.