Você já viu a cena. Você precisa mandar uma mensagem para muitas pessoas — “o bebê nasceu” ou “traga sua própria cerveja”, esse tipo de coisa —, mas você não quer transformar a vida dos seus contatos em um pesadelo. Independentemente de qual o seu aplicativo de comunicação preferido, veja como transmitir mensagens simultâneas para múltiplos contatos:

O app Mensagens, do Android, está ficando cada vez mais com pinta de WhatsApp
Afinal, o que significa exatamente o “alguém está digitando” em seu app de mensagens?

Mandando mensagens do WhatsApp


Se o WhatsApp é sua plataforma de mensagens preferida, você está com sorte, pois ela apresenta uma opção muito útil chamada Transmissão. Ela transmite a mesma mensagem para um número escolhido de contatos, mas mantém todas essas mensagens separadas, e você pode até mesmo salvar listas específicas de pessoas para diferentes ocasiões.

Na tela frontal do aplicativo, toque no botão de menu e em Nova transmissão. Escolha seus destinatários, digite sua mensagem e pronto — a mensagem aparece como uma mensagem normal em suas janelas de conversas normais, e as respostas seguintes são mantidas em sigilo. A transmissão inicial aparece como uma entrada separada na sua lista de bate-papo, mas a mesma mensagem é duplicada em todos os tópicos individuais que você já realizou com esses contatos também.

Há uma ressalva: você só pode transmitir mensagens para pessoas que tenham seu número salvo no catálogo de endereços do telefone, caso contrário, elas não serão recebidas. Se as transmissões não estão chegando, esse pode ser o motivo.

Apertar no ícone de nova mensagem (canto inferior direito) e escolher Novo grupo é a opção que você não deve escolher, supondo que você não queira iniciar um tópico em que todos possam ver o que todo mundo está dizendo. Se você for colocado em um grupo contra a sua vontade, abra a conversa, toque no botão de menu (canto superior direito), depois escolha Informações do grupo e Sair do grupo.

Enviando mensagens de um iPhone


Captura de tela: Gizmodo

O aplicativo Mensagens no iOS lida com chats de grupo de maneira diferente, dependendo se os destinatários da sua comunicação estão usando o iMessage, SMS ou uma combinação dos dois. A única maneira de evitar especificamente um bate-papo em grupo e forçar o envio de mensagens SMS individuais é desativar tanto o iMessage quanto o MMS.

Em Ajustes, vá em Mensagens e, em seguida, desligue o iMessage e o MMS (você vai perder todas as vantagens do iMessage, como a criptografia de ponta a ponta). Você pode voltar para o aplicativo Mensagens e criar uma nova mensagem para vários destinatários sem iniciar um bate-papo em grupo. Sua mensagem inicial é mantida em uma conversa separada, mas todas as respostas são encaminhadas para conversas individuais.

Vários aplicativos também podem ajudar, apesar das restrições que o iOS coloca no acesso de terceiros. O melhor que encontramos é o Reach, que funciona com o iMessage ou SMS simples e pode até personalizar cada mensagem para você — é preciso pressionar Enviar para cada mensagem que se deseja enviar (devido às restrições que acabamos de mencionar), mas é muito mais conveniente do que copiar e colar e significa que todos os seus tópicos de conversa permanecem organizados.

Para fugir de um tópico de conversa em um grupo em que colocaram você no Mensagens para iOS, entre no tópico e toque no botão de informações (canto superior direito). Role para baixo e toque em Deixar esta conversa, e você está fora. Se você não vir a opção, isso significa que pelo menos um dos participantes não está usando o iMessage.

Mandando mensagens do Android


O aplicativo padrão de mensagens para Android para SMS já lida com mensagens em grupo sem precisar de um chat de grupo — em outras palavras, a ação padrão é mandar mensagens individuais para cada um quando você escolhe múltiplos destinatários para uma mensagem. Apenas aperte o botão de mais (embaixo à direita) na tela de início, escolha os contatos e então escreva a sua mensagem — você não irá criar sem querer uma bagunçada conversa de grupo.

Como no Mensagens para iOS, a mensagem que você envia cria uma nova conversa, mas o SMS também é duplicado nas conversas que você tem com cada contato individual, e quaisquer respostas são mantidas nessa conversa um a um também. É um pouco mais limpo do que o iOS, mas você ainda verá um grupo criado na sua lista de bate-papos (pressione e segure no grupo e toque no ícone da lixeira se quiser se livrar dele).

Uma série de aplicativos de SMS de terceiros cumpre o trabalho para você no Android também. O Pulse SMS é um dos que nos chamou a atenção recentemente e pode disponibilizar seus textos em vários dispositivos por uma pequena taxa (é grátis para usar no seu telefone). Novamente, basta tocar no botão de mais para iniciar uma mensagem em grupo, como as mensagens do Android, e as respostas serão classificadas novamente em conversas individuais, embora, nesse caso, a mensagem de texto original não seja copiada e ocupe uma conversa própria.

O Chomp SMS também é um velho conhecido. Nele, você precisa especificar a forma como você quer usá-lo antes de criar um grupo: aperte o botão de menu (no topo à direita), Configurações e então escolha Modo de Conversa em Grupo e, a seguir, SMS. A opção que você quer nesse caso é Respostas chegam só para você (SMS). Caso contrário, você vai criar uma conversa MMS em que as respostas vão para todos.

Mandando mensagens de outros aplicativos


Captura de Tela: Gizmodo

Nem todo aplicativo tem um recurso útil para o envio de mensagens de um para muitos. Por isso, se você estiver usando algo diferente dos aplicativos que já mencionamos, talvez seja necessário usar a rota tradicional de copiar e colar. É demorado, mas não tão ruim quando você entra no ritmo e só tem um punhado de pessoas para enviar uma mensagem, ao invés de uma centena.

No Facebook Messenger, por exemplo, pressione e segure uma mensagem e toque em Copiar. Saia da conversa atual, entre em outra, toque duas vezes (iOS) ou pressione e segure (Android) dentro da caixa de mensagem e escolha Colar no menu.

Essa é a opção menos conveniente de todas, mas é certeira — é quase como se você tivesse escrito cada mensagem individualmente. Todas as suas correntes de conversa se mantém intactas e em ordem, e é claro que, se alguém responder uma de suas mensagens, ela se manterá individualmente separada.

Cheque duas vezes que aplicativo você está usando — o nosso aplicativo preferido de conversas criptografadas, o Signal, sempre cria conversas em grupo de múltiplos destinatários, mas algo como o Viber tem uma função de transmissão assim como o WhatsApp.

Todas as imagens por Gizmodo