Então você está cansado de ir para o trabalho todo dia e ter que iniciar todos os seus aplicativos e sites e arrumar tudo do seu jeito. E se o seu computador pudesse fazer tudo pra você? Adivinhe só: ele pode! Eis aqui como.

Arrume o seu desktop

Tomando por princípio que você já tem uma ideia dos aplicativos que você quer usar, abra-os e organize-os no lugar certo para você saber com o que você está trabalhando. Com uma combinação cuidadosa de apps e tweaks do sistema, você fará com que esses aplicativos se situem sozinhos. Os apps para layout do desktop Moom (OS X) e ZMover (Windows) irão lembrar a posição deles na sua tela, e os apps para fluxo de trabalho Automator (OS X) e Task Scheduler (Windows), irão garantir que os aplicativos iniciem antecipadamente todo dia.

 

Moom (OS X):


1) Uma vez que você tiver feito o download, instalado e aberto o Moom, vá até a barra de menu e clique na aba custom.

2) Deve haver um elemento em cima cujo menu drop-down tem uma opção Arrange Windows. Se não tiver, clique no menu drop-down de qualquer elemento e selecione o item que diz Arrange Windows.

3) Se você usa seus computadores em diferentes lugares com monitores externos diferentes, você irá querer dar nomes de configurações para que você saiba qual é qual, coloque o nome no campo Título.

4) Se você tiver janelas se sobrepondo na sua arrumação, desmarque a caixa que diz Ignore obstructed Windows.

5) Clique no botão escrito Save Snapshot. Você salvou com sucesso a organização do seu desktop.

6) Quando o Moom estiver rodando, você pode acionar sua configuração salva com uma combinação de hotkey. Para fazer isso, clique na área de cima na direita no Arrange Window e insira a combinação de teclas que você deseja usar (aperte todas as teclas de uma vez).

7) Quando tiver terminado, clique na aba General e então selecione uma opção no final do menu drop-down que diz Run as ___________ application. Escolha a opção que diz menu bar. Isso irá manter o app rodando no background e esperando os comandos por hot keys. E ele ficará acessível via um ícone na sua barra de menu.

 

ZMover (Windows):


1) Uma vez que tiver feito download, instalado e aberto o ZMover, clique na opção Handler da barra de menu e selecione a opção Add…

2) Um novo elemento irá aparecer na janela. Dê um clique duplo nele.

3) Você irá precisar criar uma ação do Handler para cada aplicativo. Primeiro arraste o ícone de alvo roxo no topo da janela para cima de outra janela. Isso deve carregar o nome do app, o tamanho da janela e a sua posição absoluta na tela. Renomeie o Handler se desejar.

4) Marque as opções de Set Position, Set Size e Set State. Se você usa monitores diferentes em ocasiões diferentes, desmarque a opção que diz Use this handler with all display configurations.

5) Clique em OK.

6) Repita os passos 1-5 para cada janela que você tiver no seu desktop.

7) Quando terminar vá até o item do menu onde está escrito ZMover e clique em Options (ou você pode clicar no ícone que parece com um diapasão).

8) Selecione a aba que diz Hot Keys.

9) Encontre o elemento Enable/Disable e clique nele.

10) Escolha uma hot key para acionar a organização automática do desktop. Teclas permissíveis podem ser ambíguas e meio cheias de frescuras, então é melhor ir de CTRL e um dos F [insira um número aqui]. CTRL+F9, por exemplo, funciona bem. Clique OK quando terminar. Clique OK para sair do menu de opções.

 

 

Prepare as suas abas do Chrome

Presume-se que você irá querer que o seu navegador abra suas abas para você todos os dias também. Chrome é o navegador que nós recomendamos.

1) Abra o Chrome e vá em preferências (Ícone da chave inglesa > Opções/Preferências > Básicas).

2) Haverá um menu no topo perguntando as páginas que você deseja abrir na inicialização. Selecione o Abra as seguintes páginas.

3) Insira as URLs de cada site que você quer que abra automaticamente quando você iniciar o Chrome.

4) Feche a aba. Está pronto.

 

Iniciar aplicativos automaticamente

Uma vez que você decidiu quais apps você quer que sejam iniciados e colocou-os no lugar correto, é hora de garantir que eles irão iniciar automaticamente todo dia. A Apple tem o Automator para ajudar com isso. O Windows tem o Task Scheduler.

 

Automator (OS X)


1) Vá para sua pasta de Aplicativos e abra o Automator.

2) O menu principal irá perguntar que tipo de documento você deseja criar. Escolha Application.

3) Você verá um menu cheio de ações do Automator na esquerda e um espaço em branco na direita. Vá na biblioteca de ações e clique em Utilities. No menu secundário, ache o item que diz Launch Application.

4) Arraste o Launch Application para o espaço em branco na direita.

5) Selecione o primeiro aplicativo que você quer iniciar do menu. Certifique-se que o Moom é um dos apps da lista.

6) Clique com o botão direito no element Launch Application no fluxo de trabalho que você está construindo e clique em duplicar.

7) Repita os passos 5 e 6 para cada app que você quer que inicie automaticamente.

8) Quando terminar, vá na barra de menu e clique em File>Save.

9) Salve esse arquivo do seu fluxo de trabalho em uma pasta à sua escolha com um nome que você irá reconhecer.

10) Localize esse fluxo de trabalho no Finder e arraste o ícone até a sua dock bar.

 

Task Scheduler (Windows)

1) Se você não tem ícones no desktop para os apps que você quer que iniciem automaticamente, crie atalhos para cada um deles navegando pelo Menu Iniciar, clicando com o botão direito e selecionando Enviar Para > Área de Trabalho (criar atalho). Isso será útil depois.

2) Abra o menu Iniciar e na parte de busca digite task scheduler. O programa deve aparecer no topo da lista, clique nele.

3) Clique no item do lado direito do painel onde está escrito Create Task….

4) Dê à tarefa um nome (e uma descrição, se necessário). E então clique na aba Triggers.

5) Clique no botão New…

6) Escolha o com você quer que o seu fluxo de trabalho seja acionado. Se você quer que seus apps sejam iniciados em um certo horário do dia, escolha Daily e o horário. Se você quer que os apps iniciem quando você ligar o computador, escolha no menu dropdown a opção que diz At Startup. Clique em OK.

7) Clique na aba Actions. Clique no botão New…

8) O Task Scheduler irá perguntar que ação você deseja fazer. Escolha Start a program.

9) O Task Scheduler irá pedir para que você escolha o local do app que você quer iniciar. Clique Browse… e navegue pelo seu desktop. Selecione o primeiro app que você quiser iniciar. Clique em Open.

10) Repita os passos 7-9 para cada app que você quiser que inicie automaticamente. Certifique-se que o ZMover está incluso nesses apps.

Clique OK

 

Finalmente: Usando os programas que você configurou

OS X

1) No início de cada dia, clique no fluxo de trabalho do Automator que você colocou no Dock Launcher. Ele irá abrir todos os seus apps (incluindo o Chrome e as suas abas).

2) Insira o macro da hotkey que você criou para o Moom. Suas janelas irão se arrumar automaticamente.

3) Aproveite seu espaço de trabalho virtual organizado.

 

Windows

1) Na inicialização ou no horário que você determinou, todos os apps devem abrir sozinhos (se eles já não tiverem sido abertos).

2) Insira o macro que você criou para o ZMover. Se o ZMover não responder à primeira tentativa, insira de novo e tudo deve ficar no lugar.

3) Aproveite seu espaço de trabalho virtual organizado.

 

*Nota: Para facilitar o processo, configure seus apps e websites para lembrar a sua senha para que você não tenha que fazer login sempre.

Imagem do topo via Shutterstock