Como funcionam e como se dar bem com as métricas do Instagram

O Instagram oferece a possibilidade aos criadores de conteúdo e empresas visualizarem métricas essenciais para o sucesso online. Confira algumas dicas preciosas
Como funcionam e como se dar bem com as métricas do Instagram
Imagem: Unsplash/Reprodução

Nos últimos anos, as redes sociais se tornaram fundamentais, não só na vida pessoal, mas também nos negócios. Cada vez mais é fundamental deixar sua marca presente nos espaços digitais, tanto para apresentar produtos ou serviços, quanto para alcançar potenciais clientes.

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O Instagram, por exemplo, oferece a possibilidade de criadores de conteúdo e empresa visualizarem algumas métricas essenciais que, se bem administradas, podem ser de grande ajuda para o sucesso de uma conta de influenciador de conteúdo ou empresa. Com os dados fornecidos pela plataforma percebe-se o comportamento do público com o conteúdo da conta.

Analisando essas estatísticas, é possível entender quais tipos de conteúdo possuem maior engajamento e quais práticas funcionam melhor para atingir não seguidores e torná-los seguidores da página, por exemplo.

Vamos às dicas:

1- Para acessar as métricas basta ir no seu perfil, clicar no menu de três barras no canto superior direito e clicar na opção “obter Insights”.

2- Uma das principais métricas para se observar na plataforma são as “impressões”, que, essencialmente, mostram quantas vezes determinado conteúdo foi visualizado na plataforma. Analisá-la pode ser útil para retirar insights sobre quais tipos de material interessam os seguidores da página e interessam mais aos usuários da plataforma.

3- Já o “alcance” pode ser obtido facilmente com a métrica anterior, mas ela tem algumas diferenças. Enquanto o alcance mede o número total de pessoas que de alguma forma viram o conteúdo na plataforma, as impressões medem quantas pessoas de fato pararam para visualizar o conteúdo, ainda que não tenham se engajado.

4- Outra estatística importantíssima é a evolução de seguidores. Ali, o usuário pode visualizar a curva de ganho e perda de seguidores de sua página e, assim, avaliar as estratégias de tipos de posts e periodicidade. Além disso, também dá para visualizar o engajamento por seguidor e ter uma ideia mais clara do efetivo de seguidores que mais interagem com cada postagem na conta.

5- Também é possível obter o número de visualizações de stories, estatísticas detalhadas sobre os comentários realizados em cada post e verificar quantas pessoas acessaram seu site através de um link direto do Instagram.

Todos esses recursos são fundamentais para gerenciar uma carreira de influenciador digital e perfis empresarias no Instagram. Boa sorte!

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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