O Brasil é o país com maior número de ligações indesejadas no mundo, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em média, cada brasileiro recebe cerca de 33 chamadas de spam por mês.
Para resolver o problema, o aplicativo Truecaller incluiu tecnologias alimentadas por IA (Inteligência Artificial) no sistema, com a promessa de bloquear as tentativas de contato, antes mesmo de acontecerem.
Hoje em dia, é possível bloquear ligações indesejadas sem IA, manualmente. Pelo próprio Truecaller, por exemplo, dá para restringir os contatos da base de dados do aplicativo. Porém, para um número entrar na lista, é necessário que os usuários da plataforma o denunciem.
Por outro lado, com ajuda da IA, o Truecaller quer tornar o processo de bloquear contatos mais rápido e simples, mesmo antes da primeira ligação. Disponível apenas em celulares Android, por enquanto, o recurso “Max” usa inteligência artificial para bloquear as chamadas que não vêm de contatos aprovados ou que o modelo determina como spam.
Em outras palavras, mesmo que os usuários Truecaller não incluam o número na base de dados, o contato ainda pode ser bloqueado, caso a IA identifique um possível spam, segundo o TechCrunch.
No momento, a função Max do Truecaller é exclusiva para usuários premium. As assinaturas variam entre R$ 8,99 por mês e R$ 299 por ano, dependendo do número de usuários cobertos.
Como ativar o bloqueio de ligações indesejadas por IA
Para utilizar o bloqueio por IA do Truecaller, é necessário ter o aplicativo atualizado para a versão v13.58 ou mais recente e ser assinante de um dos planos premium. Depois, basta seguir os passos para ativar o recurso:
- Abra o aplicativo em um celular Android;
- Toque nos três pontos que aparecem no canto superior direito da tela;
- Selecione a opção “Configurações” e selecione “Bloquear”;
- Toque em “Max” para ativar o novo nível de proteção.
Além do Max, o Truecaller ainda oferece um assistente de IA que age no rastreio de chamadas para entender o motivo da ligação. De acordo com o app, o recurso passou por testes com vários algoritmos em diferentes regiões. Ou seja, ele aprendeu com o feedback dos usuários para melhorar a precisão.
É importante reforçar que o recurso não funciona em iPhone. A Apple não permite que o Truecaller (ou outros serviços de identificação de chamadas) bloqueie chamadas automaticamente no iOS. Para usuários de iPhone, o aplicativo oferece um serviço mais básico baseado no CallKit.
Além de utilizar o Truecaller, cidadãos do Brasil também contam com o serviço Não Me Perturbe, da Anatel, para bloquear chamadas indesejadas. Aqui no Giz Brasil, aliás, publicamos um guia que mostra como incluir seu número no Não Me Perturbe e bloquear telemarketing de operadoras de TV, internet e telefone.