Depois de meses de espera, Fortnite, o jogo mais popular do planeta, está finalmente pronto para sua estreia no Android. Infelizmente, quando a notícia foi anunciada pela primeira vez durante o lançamento do Galaxy Note 9 na semana passada, houve algumas pegadinhas.

Primeiro, a Epic Games, criadora do Fortnite, disse que o jogo não estaria disponível na loja de aplicativos Google Play e que, inicialmente, o Fortnite para Android seria um título exclusivo por tempo limitado para pessoas com os últimos modelos de telefone da Samsung.

Fortnite para Android será distribuído fora da Play Store
Transmissão do jogo Fortnite bate recorde no Twitch com participação de Drake

Entretanto, apenas quatro dias depois, essa exclusividade acabou. A Epic começou a enviar convites para pessoas com smartphones que não são da Samsung, segundo vários relatos. Então, como é que você consegue um convite?

O primeiro passo é ir até a página de inscrição do Fortnite e colocar seu e-mail. A Epic Games então te perguntará se você já jogou Fortnite em outras plataformas, como PC, iOS, Playstation, Xbox ou Nintendo Swithc e, caso tenha jogado, te pedirá suas informações de login ou para criar uma nova conta, caso você não tenha uma.

O e-mail com o link para baixar Fortnite é assim. Captura de tela: Sam Rutherford (Gizmodo)

A partir daí, eles lhe pedirão para selecionar seu telefone ou tablet a partir de uma lista de dispositivos compatíveis, que incluem o Pixel 2, o Essential PH-1, o Razer Phone, vários modelos das séries G e V da LG, entre outros.

Então, vem a parte difícil: uma vez que você terminou de se registrar para o beta, basta esperar pelo convite oficial da versão aparecer na sua caixa de entrada. Enquanto isso, você deve receber um e-mail com um link para baixar o jogo e as instruções sobre como instalar o Fortnite no seu telefone.

Depois de clicar no link, você deve ver um popup que parece assim para baixar o arquivo apk do Fortnite. Captura de tela: Sam Rutherford (Gizmodo)

Embora isso possa soar meio suspeito, já que a Epic Games decidiu não hospedar o Fortnite na Google Play Store, você precisa mudar algumas permissões em seu dispositivo para poder instalar o jogo. Esse processo se chama sideloading e ele permite que dispositivos Android instalem apps de fora da Google Play Store.

Dependendo de qual dispositivo você tenha, será um pouco diferente, mas você precisará habilitar essa opção e uma outra no Chrome para seguir com a instalação. Captura de tela: Sam Rutherford/Gizmodo

Entretanto, isso significa que você não terá o Google lá para garantir que o arquivo de instalação seja legítimo, então seja bastante cuidadoso para se assegurar de que você está baixando o apk oficial de Fortnite, diretamente da Epic Games.

Depois de terminar a instalação, você pode mudar as permissões do seu smartphone de volta, bloqueando instalações de softwares de terceiros.

Antes de instalar o Fortnite no Android, você precisará também garantir que seu dispositivo tem espaço suficiente para armazenar o jogo. O tamanho total do arquivo é de pouco menos de 2GB. Captura de tela: Sam Rutherford/Gizmodo

Bom, isso tudo dever o suficiente — até que sua conta seja oficialmente aprovada para o beta e você possa começar a jogar de verdade.

Já para os donos de smartphones Samsung que não tenham o feito ainda, você deve conseguir pular maior parte desse processo e baixar o Fortnite a partir do app Game Launcher, da empresa sul-coreana. E então é hora de ir para a batalha. Te vejo no Retail Row.

Imagem do topo: Sam Rutherford/Gizmodo