Como mudar sua conta para “profissional” no TikTok, WhatsApp e Instagram
Se você é influenciador, dono de e-commerce ou de pequena empresa, as redes sociais podem ajudá-lo a alcançar mais seguidores e/ou clientes. Não à toa, algumas plataformas — como o TikTok, WhatsApp e Instagram — também contam com versões profissionais dos seus aplicativos, que oferecem recursos extras para alavancar sua marca.
Quer entender como fazer isso na prática? Veja abaixo.
TikTok
Ao migrar a conta para o profissional, o criador de conteúdo do TikTok tem acesso a ferramentas de análise de desempenho dos vídeos, um portal exclusivo com dicas para criação, além da possibilidade de promover vídeos.
A mudança pode ser feita seguindo o seguinte passo a passo:
1. Na página de perfil, abra o menu (representado por três traços) e selecione “Configurações e Privacidade”
2. Escolha a opção “Gerenciar Conta” e clique em “Trocar para Conta Corporativa”
3. Depois, escolha a categoria de conta e selecione “Avançar” para concluir a migração.
Além do app convencional do WhatsApp, a Meta também possui uma versão profissional do mensageiro, conhecida como WhatsApp Business.
O funcionamento dele é parecido com o aplicativo tradicional, porém, ele traz uma série de recursos extras, como a possibilidade de exibir um perfil mais completo e comercial; criar um catálogo de produtos e serviços; além de poder usar ferramentas para automatizar o envio de mensagens.
O aplicativo independente está disponível gratuitamente. Basta baixar no celular, sendo compatível com sistemas Android e iOS. É possível utilizar as duas versões do app no mesmo celular. Porém, cada uma delas deverá ser vinculada ao seu próprio número de telefone (o que requer um smartphone dual SIM).
O Instagram também permite que qualquer usuário possa converter uma conta pessoal para a profissional, podendo ser utilizada tanto por uma empresa ou por um criador de conteúdo.
Entre os benefícios de converter a conta é que ele oferece uma série de métricas e insights para acompanhar o engajamento de seguidores da conta. Além de todos os recursos da conta básica, a profissional possibilita incluir botões de ação no perfil e habilitar o Instagram Shopping, para a venda de produtos.
O usuário pode ainda utilizar ferramentas do Facebook Business, como o Estúdio de Criação — para programar postagens — ou a ferramenta de gerenciamento de anúncios. Por outro lado, a conta profissional não permite manter o perfil no modo “Privado”.
Para ativar o modo profissional, basta seguir o seguinte passo a passo:
1. Clique no menu do aplicativo — os três traços no canto superior direito
2. Selecione “Configurações” e, em seguida, “Conta”
3. Role a página até o fim e clique em “Mudar para conta profissional”
4. Toque em “Continuar”, selecione a categoria da conta e depois em “Concluir”.