Por mais que o WhatsApp seja o mais famoso entre os aplicativos de mensagens instantâneas, isso não significa que ele seja o único a ter suporte ao envio de mensagens de voz.

O recurso é bem-vindo naqueles momentos mais atribulados do dia, em que não é possível sentar e escrever com calma uma mensagem de texto. Assim, é possível mandar um áudio – sem o uso das mãos – enquanto executa outras ofertas.

Por isso, confira abaixo outros aplicativos populares que permitem enviar mensagens de voz de uma forma descomplicada.

Telegram

O Telegram funciona de um modo bem-parecido com o WhatsApp, porém, ele permite enviar não apenas mensagens de voz, mas também mensagens de vídeo de um jeito bem simples. Ao entrar em uma conversa, ao lado do clipe da caixa de conversa, é possível trocar entre o microfone e a câmera, simplesmente clicando no ícone. Para gravar qualquer um dos dois, segure o botão correspondente.

iMessage

Para enviar uma mensagem de áudio no app de mensagens da Apple, basta clicar no ícone que parece uma onda sonora, na caixa de entrada de texto. É só pressionar e segurar o ícone para gravar a mensagem e levantar o dedo quando terminar.

Signal

Prometendo conversas criptografadas e seguras, o Signal é visto como uma alternativa ao WhatsApp e também conta com o recurso de envio de mensagens por voz. O botão de microfone também está disponível na janela de bate-papo e, para áudios mais longos, é possível deslizar o dedo até o símbolo de cadeado.

Instagram

Assim como no WhatsApp, o Instagram também possui o botão de microfone na tela de conversa. Basta manter ele pressionado para gravar e soltar para enviar, simples assim. O app também inclui a opção de cadeado e cancelar o envio.

Facebook Messenger

Apesar de WhatsApp, Instagram e Messenger serem da mesma empresa, este último app oferece uma função extra. Clicando no botão de microfone, a mensagem já começa a ser gravada. Porém, ele também apresenta a possibilidade de pausar/retomar a gravação, além, claro de excluir e enviar a mensagem.