Se você é influenciador, dono de e-commerce ou de pequena empresa, as redes sociais podem ajudá-lo a alcançar mais seguidores e/ou clientes. Não à toa, algumas plataformas — como o TikTok, WhatsApp e Instagram — também contam com versões profissionais dos seus aplicativos, que oferecem recursos extras para alavancar sua marca.

Quer entender como fazer isso na prática? Veja abaixo.

TikTok

Ao migrar a conta para o profissional, o criador de conteúdo do TikTok tem acesso a ferramentas de análise de desempenho dos vídeos, um portal exclusivo com dicas para criação, além da possibilidade de promover vídeos.

A mudança pode ser feita seguindo o seguinte passo a passo:

1. Na página de perfil, abra o menu (representado por três traços) e selecione “Configurações e Privacidade”
2. Escolha a opção “Gerenciar Conta” e clique em “Trocar para Conta Corporativa”
3. Depois, escolha a categoria de conta e selecione “Avançar” para concluir a migração.

WhatsApp

Além do app convencional do WhatsApp, a Meta também possui uma versão profissional do mensageiro, conhecida como WhatsApp Business.

O funcionamento dele é parecido com o aplicativo tradicional, porém, ele traz uma série de recursos extras, como a possibilidade de exibir um perfil mais completo e comercial; criar um catálogo de produtos e serviços; além de poder usar ferramentas para automatizar o envio de mensagens.

O aplicativo independente está disponível gratuitamente. Basta baixar no celular, sendo compatível com sistemas Android e iOS. É possível utilizar as duas versões do app no mesmo celular. Porém, cada uma delas deverá ser vinculada ao seu próprio número de telefone (o que requer um smartphone dual SIM).

Instagram

O Instagram também permite que qualquer usuário possa converter uma conta pessoal para a profissional, podendo ser utilizada tanto por uma empresa ou por um criador de conteúdo.

Entre os benefícios de converter a conta é que ele oferece uma série de métricas e insights para acompanhar o engajamento de seguidores da conta. Além de todos os recursos da conta básica, a profissional possibilita incluir botões de ação no perfil e habilitar o Instagram Shopping, para a venda de produtos.

O usuário pode ainda utilizar ferramentas do Facebook Business, como o Estúdio de Criação — para programar postagens — ou a ferramenta de gerenciamento de anúncios. Por outro lado, a conta profissional não permite manter o perfil no modo “Privado”.

Para ativar o modo profissional, basta seguir o seguinte passo a passo:

1. Clique no menu do aplicativo — os três traços no canto superior direito
2. Selecione “Configurações” e, em seguida, “Conta”
3. Role a página até o fim e clique em “Mudar para conta profissional”
4. Toque em “Continuar”, selecione a categoria da conta e depois em “Concluir”.