A tela de bloqueio do Windows — a primeira que você vê quando liga o computador — pode ser muito mais do que um simples pano de fundo para digitar a senha de acesso ao sistema. Nela, é possível alterar a imagem, escolher quais notificações de status serão exibidas, assim como ativar a Cortana — a assistente pessoal de produtividade da Microsoft. Veja como fazer a seguir.

Escolhendo o plano de fundo

No Windows 10 ou no Windows 11, a primeira coisa que pode ser customizada na tela de bloqueio é a imagem de fundo. Para isso, basta selecionar Iniciar > Configurações > Personalização > Tela de bloqueio. A partir daí, selecione uma das opções:

  • Windows destaque: exibe automaticamente uma nova foto todos os dias, além de mostrar dicas e truques para utilizar o Windows.
  • Imagem: aqui, o usuário pode procurar e escolher uma foto estática para exibir na tela de bloqueio.
  • Apresentação de Slides: é possível ainda selecionar pastas que contenham suas fotos favoritas para exibição na tela.

Personalizando as notificações

Ainda na configuração da Tela de Bloqueio, logo abaixo da opção de imagem de fundo, é possível escolher aplicativos para mostrar o status detalhado (ou mesmo não selecionar nenhum). Entre as opções estão o e-mail, clima ou calendário, mas estes podem variar de acordo com os aplicativos instalados no computador. No caso do calendário, por exemplo, será possível ver compromissos agendados.

Por outro lado, caso queira garantir a sua privacidade, impedindo que outras pessoas vejam outras notificações na tela bloqueada, basta desativar a opção em: Configurações > Sistema > Notificações e ações > Mostrar notificações na tela de bloqueio.

Cortana na tela de bloqueio

A partir do Windows 10, para quem quiser conversar com a Cortana sem precisar desbloquear o PC, basta abrir o aplicativo da assistente pessoal do Windows e selecionar a opção Configurações. Em seguida, role a tela até encontrar a opção Usar a Cortana mesmo quando meu dispositivo estiver bloqueado.

Essa função permitirá que a Cortana realize algumas tarefas básicas enquanto o computador estiver bloqueado. Porém, é possível ampliar as opções ao permitir (na caixa de seleção ao lado) que a Cortana acesse calendário, e-mail, mensagens e outros dados de conteúdo quando seu PC estiver bloqueado.