Você já recebeu spam pelo Google Drive? Muitos não sabem como proceder para proteger a privacidade da conta na plataforma online de compartilhamento de arquivos e armazenamento de documentos. Assim como no Gmail, é possível ativar ferramentas para ter mais controle sobre a segurança da conta.
Em primeiro lugar, o Drive conta com recursos para proteger os usuários e prevenir problemas de privacidade, como spam, phishing e software malicioso. Em 2021, a plataforma passou por uma atualização e começou a permitir bloquear contas.
Antes, o usuário não tinha como bloquear contatos no Google Drive, especificamente, embora fosse possível pelo e-mail. Segundo as informações na plataforma, o conteúdo dos usuários é armazenado em segurança no Drive, que conta com criptografia em trânsito e repouso. Veja a seguir o passo a passo para remover spam na plataforma.
No computador
- Abra o Drive no computador
- Acesse a pasta “Compartilhados comigo”
- Clique com o botão direito no arquivo que deseja marcar como spam. Você também pode selecionar vários arquivos ao marcar a caixa à esquerda do nome do arquivo e clicar com o botão direito do mouse
- Clique em “Relatório”
- Marque a opção “Spam ou fraude” e clique em “Relatório”. O item será automaticamente denunciado por spam e o contato que compartilhou com você será bloqueado.
No Android
- Abra o app Google Drive no smartphone ou tablet Android
- Encontre o arquivo que você quer denunciar
- Toque em “Mais” ou segure o dedo sobre o arquivo
- Selecione “Relatório”
- Marque a opção “Spam ou fraude” e clique em “Relatório”. O item será automaticamente denunciado por spam e o contato que compartilhou com você será bloqueado.
No iPhone ou iPad
- Abra o app Google Drive no iPhone ou iPad
- Encontre o arquivo que você quer denunciar
- Toque em “Mais” ou segure o dedo sobre o arquivo
- Selecione “Denunciar”
- Preencha o formulário: selecione a melhor opção na lista de tipos de conteúdo indesejado e toque em “Denunciar”.