Saiba Como

iPhone 13: veja passo a passo para fazer a formatação

Se você deseja deletar completamente o conteúdo e configurações do seu iPhone 13, confira nosso tutorial de formação do celular da Apple
Imagem: Unsplash/Reprodução

Se você pretende vender, trocar ou dar o seu iPhone 13 para outra pessoa, é importante (além de recomendado) executar o procedimento de formatação, antes de passar o aparelho para frente.

Na prática, a simples exclusão de aplicativos e arquivos não é o suficiente, pois algumas informações pessoais ainda podem permanecer no aparelho. Por isso, a formatação é, ainda, a opção mais segura e confiável, o que garante que todos os seus dados pessoais serão completamente removidos.

Atualmente, existem duas opções para formatar o seu iPhone: através do menu de “Ajustes” do próprio iPhone 13 ou conectando o celular a um computador. Independentemente da opção escolhida, certifique-se de fazer um backup, pois este procedimento não é reversível. Este backup pode ser usado para restaurar seus dados em um novo iPhone ou iPad mais tarde.

Além disso, lembre-se de ter o seu código de acesso do iPhone e a senha à mão. Se você não se lembrar do código, consulte o artigo de suporte da Apple.

Formatar o iPhone 13 usando o próprio aparelho

Se o iPhone estiver rodando o iOS 16, siga o seguinte passo a passo:

  1. Acesse “Ajustes” > “Geral” > “Transferir ou Redefinir o iPhone”.
  2. Para preparar o seu conteúdo e configurações para transferência para um novo iPhone, selecione “Começar” e siga as instruções na tela.
  3. Quando concluir, retorne a “Ajustes” > “Geral” > “Transferir ou Redefinir o iPhone” e, em seguida, toque em “Apagar Conteúdo e Ajustes”.
  4. Para eliminar todos os seus dados do iPhone, selecione “Apagar Conteúdo e Ajustes”.

Formatação do iPhone usando um computador

Você também pode usar um Mac ou um PC Windows para deletar todos os dados e configurações do seu iPhone, reverter o aparelho para as configurações de fábrica e atualizar para a versão mais recente do iOS.

Conecte o iPhone 13 ao seu computador usando um cabo USB (você pode precisar de um adaptador). Em seguida, ligue o seu iPhone.

No Mac (na versão macOS 10.15 ou posterior):

  1. Abra uma janela do Finder no Dock
  2. Clique no botão “iPhone” na barra lateral do Finder (abaixo de “Localizações”)
  3. Selecione “Geral” na parte superior da janela e, em seguida, clique em “Restaurar iPhone”.

No Mac (na versão macOS 10.14 ou anterior) ou em um PC com Windows:

  1. Instale ou abra a versão mais recente do iTunes
  2. Clique no botão do iPhone próximo à parte superior esquerda da janela do iTunes
  3. Em “Resumo” clique em Restaurar iPhone.

Onde comprar iPhone 13?

O iPhone 13 continua sendo um dos dispositivos mais procurados da Apple, e isso se deve à qualidade que ele proporciona. Explore as diferentes versões, saiba como e onde comprar iPhone 13 com descontos exclusivos!

Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas