Golpes aplicados via redes sociais estão cada vez mais comuns. E, muitas vezes, as brechas que criminosos encontram para agir poderiam ser facialmente eliminadas com ações simples — como conhecer a fundo as ferramentas de segurança disponíveis nos próprios aplicativos.

O Instagram, por exemplo, oferece diversos recursos que juntos, ajudam a deixar sua conta mais segura e protegida. O principal deles é a “verificação de dois fatores”.

Pensando em ajudar você a minimizar esses riscos, o Gizmodo preparou um tutorial de como usar esse recurso para proteger seu perfil de forma prática e rápida. Confira.

Como funciona?

A autenticação de dois fatores basicamente cria uma “barreira” que impede o acesso de terceiros à sua conta.

Toda vez que qualquer pessoa (incluindo você), tentar fazer login com um dispositivo diferente do principal — que já está logado –, o Instagram solicitará um código. Esse código pode ser recebido por SMS ou aplicativo de autenticação, e será a chave de acesso à rede social. Ou seja: sem o código, a pessoa não conseguirá acessar o perfil.

Como ativar

1º Passo – Abra seu perfil e clique nas três linhas horizontais no canto superior direito do aplicativo

2º Passo – Clique na opção “configurações” e na sequência clique em “autenticação de dois fatores”

3º Passo – Após escolher a autenticação, abrirá uma nova janela com três opções. Daí, você é quem escolhe o que será mais prático para você.

  • WhatsApp: você receberá código no aplicativo de mensagens.
  • SMS: O Instagram envia uma mensagem de texto ao telefone cadastrado.
  • Aplicativo de autenticação: é um aplicativo instalado em seu aparelho (o Google Authenticator é a opção mais famosa) que confirma a confiabilidade do dispositivo usado para o login.

Após escolher qual método deseja usar, toda vez que fizer um novo login, você irá receber um código para confirmar a tentativa de acesso. Importante: o Instagram recomenda não cadastrar números de telefone ou dispositivos que são geralmente compartilhados com outras pessoas. Só por precaução.