Faz algum tempo que o WhatsApp tem uma versão para web, e agora ela funciona nas principais plataformas do mercado (após demorar um pouco para chegar ao iOS), e isso abre diversas novas possibilidades para a plataforma, incluindo notificações de desktop.

Com a ajuda do sistema de notificações do Chrome e uma extensão gratuita, você pode receber alertas do WhatsApp no seu desktop. Eis como fazer.

Quando você sincronizar seus chats do WhatsApp com a web, você será questionado se deseja permitir notificações de desktop usando os recursos do Chrome. Escolha por ativar esse recurso – se desejar, pode mudar a qualquer momento na parte de Notificações do app.

whatsapp-web

Isso já funciona bem, mas a extensão gratuita WAToolkit faz tudo ficar muito melhor. Não apenas ela permite aumentar os balões de conversa no app da web como também permite notificações em segundo plano para você receber alertas quando a aba do WhatsApp estiver fechada ou o Chrome não estiver rodando. É útil para saber o que está acontecendo no seu WhatsApp sem precisar abrir o navegador o tempo inteiro.

Você verá um ícone novo na sua barra de ferramentas do navegador (clique nela para ver as mensagens mais recentes), e um novo ícone na interface web do WhatsApp (clique para mexer nas configurações da extensão). Para amantes do WhatsApp que querem se distanciar um pouco do smartphone, isso pode ser uma boa alternativa a ficar olhando as notificações do seu aparelho a cada dez minutos.