Como se descobre a doença que afetou Justin Bieber

Os sintomas da síndrome de Ramsay-Hunt envolvem dores de cabeça, ouvido e, em casos graves, paralisia facial; médicos otorrinolaringologistas ou neurologista podem realizar o diagnóstico
Como se descobre a doença que afetou Justin Bieber
Imagem: Multishow/Reprodução

Nesta semana, a Time For Fun anunciou o cancelamento dos próximos shows da Justice World Tour, turnê de Justin Bieber, na América Latina. O comunicado da empresa veio acompanhado de uma nota do próprio cantor, que explicava que havia decidido suspender as apresentações por motivos de saúde. 

Em junho deste ano, Bieber utilizou as redes sociais para expor sua batalha contra a síndrome de Ramsay-Hunt, doença que paralisou metade de seu rosto. Na época, o cantor também cancelou os shows marcados para a América do Norte.

Após o anúncio, Justin realizou algumas apresentações na Europa e fechou a terceira noite do Rock in Rio, mas os esforços cobraram. “Depois de sair do palco, a exaustão tomou conta de mim e percebi que preciso fazer da minha saúde a prioridade agora. Então eu vou fazer uma pausa na turnê por enquanto. Vou ficar bem, mas preciso de tempo para descansar e melhorar”, escreveu o cantor em comunicado. 

Síndrome de Ramsay-Hunt

A síndrome de Ramsay-Hunt é causada pelo vírus varicela-zóster, responsável também pela catapora. Uma vez no organismo, o patógeno causador da paralisia fica adormecido em um gânglio do nervo facial, tendo maior tendência a reativar em pessoas imunossuprimidas, diabéticas, crianças ou idosos.

Para descobrir a doença, é preciso estar atento aos seus sintomas. A síndrome pode causar dor de cabeça, vertigens, dor de ouvido, dificuldade para ouvir e zumbidos no ouvido. Lesões no ouvido externo, canal auditivo, língua ou céu da boca, além de vermelhidão local, também podem surgir. 

Já a paralisia facial, como ocorreu com Justin Bieber, está relacionada com a estrutura do nervo facial. Ele fica localizado dentro de um osso do crânio e, quando inflama, não tem espaço para expandir. Tal problema pode desencadear ainda alterações no paladar e no lacrimejamento. 

Em caso de surgimento dos sintomas, o paciente deve buscar um médico otorrinolaringologista ou neurologista. Os profissionais realizarão diversos exames, incluindo teste PCR, para dar o diagnóstico da doença.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas