Editar um vídeo é um processo criativo maravilhoso. Dar forma à algo, estilizar algo, criar com audiovisual algo com propósito e capacidade de engajar milhões é um caminho sem volta – quando o bichinho te pica, é irreversível. Ser editor de vídeo, hoje, em um mundo que permite a distribuição abundante desse formato, é uma oportunidade gigantesca

Em 4 anos, no recorte de 2014 até 2018, o consumo de vídeos na web cresceu 135%. No mesmo período, o consumo de TV aumentou 13%. Essas mudanças que vemos nos hábitos do brasileiro, assistindo cada vez mais a vídeos online, estão ligadas ao peso do YouTube, que trouxe uma nova forma de consumir esse tipo de conteúdo, levando as pessoas a serem mais ativas e a se empoderarem. As pessoas também reconhecem o YouTube como um lugar onde se encontra de tudo, em que as principais tendências aparecem primeiro e que traz aquilo que todo o mundo está de olho.

Poder do YouTube para um editor de vídeo

De acordo com os rankings Alexa, o YouTube é o segundo site mais visitado no mundo, ficando atrás apenas do Google, que é o proprietário da própria plataforma. É uma presença em mais de 90 países, 80 idiomas e 1,9 bilhão de usuários ativos mensalmente, de acordo com números de julho de 2018. Isso equivale a cerca de um terço de todos os usuários da internet.

Mais de 500 horas de vídeo são carregadas para o YouTube a cada minuto e mais de um bilhão de horas de vídeos no YouTube são assistidos por dia. Tamanha abundância chama a atenção das empresas cada vez mais e uma boa estratégia de vídeos começa a se tornar foco de atenção de seus negócios.

Com o YouTube, você tem a chance de aumentar o reconhecimento da sua marca entre o seu público, além de reforçar a sua posição de referência no segmento de atuação. São oportunidades intermináveis, que você precisa estar preparado para não ser mais um peixe no aquário – e sim uma bela jubarte no oceano, livre, imponente e digna de registro.

É preciso levar a sério. A concorrência hoje não é mais direta, mas sim assimétrica e transversal. Isso significa que ela vem de todos os lados, de cima e de baixo. Você realmente precisa ter um diferencial – e a edição é o primeiro passo para o caminho da retenção (métrica mais almejada entre os criadores de conteúdo).

Quais são as principais motivações que levam as pessoas a consumirem vídeos?

Segundo a pesquisa Video Viewers, a primeira motivação é entretenimento – 38,7% da amostragem busca vídeos para se divertir. Em segundo vem conhecimento – 29,8% das pessoas buscam se informar; na sequência vem conexão – 22,3% dos objetos de pesquisa buscam sentir algo em conjunto; e por fim, identificação – 9,2% busca se encontrar. O YouTube cobre todos os territórios de necessidade.

E o estudo vai além: ele aponta que os brasileiros veem a plataforma como o lugar que mais oferece vídeos geradores de identificação e inspiração, espelhando a riqueza do mundo onde vivemos. O editor de vídeo que souber se posicionar diante dessas motivações, terá seu espaço no futuro.

De olho nisso, o Gizmodo Brasil procurou por possíveis oportunidades que pudessem te ajudar a começar trilhar essa caminhada. O resultado foi a WonderShare e o seu software Filmora.

Editar um vídeo não é mais um problema!

O Filmora oferece dois editores para YouTube:

  • o Filmora9 – editor de vídeo para iniciantes -, com o Filmstocks dentro dele, que oferece efeitos de vídeo, áudio e mídia prontos, sem direitos autorais para YouTubers. Edição de vídeo por um preço ainda menor: R$169.99 por acesso de um ano, R$249.99 por acesso vitalício; interface de usuário intuitiva que torna o filmora9 simples de aprender e usar para criadores de vídeos de todos os níveis; variedade de elementos integrados como títulos, filtros e outros materiais;
  • e o FilmoraPro – editor de vídeo para profissionais -, que possui mais modos de edição avançados, incluindo edição deslizante, aumento de duração e edição de ondulação; controles avançados de equilíbrio e correção de cor, incluindo três efeitos de correção automática, círculos cromáticos e curvas; biblioteca de efeitos maior recheada de efeitos profissionais personalizáveis com imensos módulos e parâmetros ajustáveis; keyframes para controlar e animar todos os parâmetros diferentes no seu vídeo, áudio e efeitos; redução do alcance dinâmico entre as partes mais suaves e ruidosas do seu áudio para dar uma maior consistência ao seu som; e limpeza de áudio selecionando e analisando automaticamente uma parte com o som do ruído que pretende reduzir.

Fácil de usar

Basta arrastar e soltar para aplicar efeitos de vídeo no Filmora9. O FilmoraPro suporta cortar/recortar/rodar/acelerar seu material, adicionar música, texto ao vídeo e importar e exportar mais de 30 formatos.

Interface e vídeos-tutoriais em português

Nesse mercado, é muito comum que os softwares estejam disponíveis apenas em inglês. Tanto o Filmora9, quanto o FilmoraPro têm interface e vários vídeos tutoriais em português (que são postados no canal oficial do Filmora no YouTube).

Adequados para YouTubers

O Filmora9 suporta configurar a proporção da tela 16:9, que a maioria dos vídeos no YouTube usam, além da possibilidade de exportar diretamente do software para o seu canal na plataforma. O Filmstocks oferece vários efeitos de vídeos prontos, tais quais pack de vlog, videogame, intros, títulos e muito mais.

Outro recurso interessante é a ferramenta de Chroma Key e tela dividida, para dar aquele ar de Hollywood em suas produções. Quer apresentar seu programa da praia? Você está a um clique de distância. E para os canais de moda, beleza e maquiagem, por exemplo, a função de tela dividida pode ajudá-los a colocar dois ou mais vídeos na mesma tela, para efeito de comparação de produtos. São mais de 30 modelos de tela dividida.

Código de cupom WonderShare e Gizmodo Brasil

Com o código de cupom “LBR10”, leitores do Gizmodo ganham 10% de desconto no site do Filmora, além de outros produtos da WonderShare, como PDFelement, dr.fone e Famisafe.