Como Tim Burton transformou “Wandinha” em nova onda fashion gótica

Considerado o mais novo sucesso da Netflix, “Wandinha” de Tim Burton trouxe de volta a moda gótica com o preto e branco em alta. Saiba mais desse "revival"!
Wandinha
Imagem: Divulgação/Netflix

Se você encontrar nas ruas alguém vestindo preto e branco em tons sombrios, não se assuste. É apenas uma das consequências do mais novo sucesso da Netflix, “Wandinha”, dirigida pelo renomado Tim Burton com a estrela Jenna Ortega como protagonista.

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O guarda-roupa de “Wandinha”, a filha mais velha e “trevosa” de Mortícia e Gomez, de “A Família Addams”, está provocando uma nova onda fashion gótica pelo mundo. A moda que já foi sucesso com Christina Ricci nos filmes dos anos 90, desta vez recebeu uma reformulação da Geração Z.

A protagonista é mostrada de forma bem tenebrosa e sombria, não apenas na forma de se vestir, mas no jeito de agir e falar. Com peças apenas preta e branca, a personagem de Jenna Ortega é bem tenebrosa, e chega para renovar a estética gótica já conhecida de Burton e está fazendo sucesso pelo mundo.

“É uma nova visão do tropo adolescente”, disse Shelley Cobb ao jornal inglês The Guardian, professora de cinema e estudos de mídia feminista. “Atrai a Geração Z – os nascidos entre 1997 e 2012 – e sua capacidade de falar sobre política cultural e o discurso popular sobre política de identidade. Wandinha acrescenta uma voz a essas coisas de uma forma perspicaz.”

A produção da Netflix traz a Família Addams com seu estilo gótico-preppy que não sai de moda desde os anos 1930, quando o estadunidense Charles Addams criou a história original. Desde que a personagem estreou nos desenhos animados da revista The New Yorker em 1938, “Wandinha” teve um senso de estilo muito específico e definido. Mais de 80 anos depois, seu cabelo preto trançado e sua paleta de cores em preto e branco permanecem.

Wandinha

Imagem: Divulgação/Netflix

No TikTok, a tag #Wandinha já soma 1,3 bilhões de menções. Em inglês, #Wednesday acumula o montante de 15,7 bilhões. Além disso, segundo o The Guardian, o Pinterest relata que as pesquisas por “traje de Addams de Wednesday” aumentaram 50 vezes. Camisas brancas, meias até o joelho e esmaltes pretos estão na moda.

Enquanto isso, o aplicativo de revenda de roupas Depop diz que as pesquisas por roupas inspiradas na personagem aumentaram mil por cento desde o início do mês.

O figurino da personagem foi feito pela figurinista vencedora do Oscar Colleen Atwood, cujos créditos incluem “Sleepy Hollow” e “Edward Mãos de Tesoura”. Na cena de abertura, vemos a personagem em seu visual que é marca registrada e desde dos anos 60 é imitado em festas à fantasia de Halloween: um vestido preto de manga longa com gola branca e pontiaguda. A responsável por vestir Jenna Ortega na produção da Netflix diz que fez isso intencionalmente para dar um aceno às Wandinhas anteriores.

O estilo de “Wandinha” também explora a estética “Dark Academia”, uma subcultura digital que surgiu durante a pandemia de 2020, quando as escolas foram fechadas e com isso, foi mencionada mais de 3 bilhões de vezes no TikTok.

Trata-se de uma vertente que idolatra o conhecimento acadêmico e pode se manifestar em roupas, decoração e estilo de vida, especialmente para o público entre 14 e 25 anos.

A tendência romantiza atividades intelectuais como literatura clássica, o mundo e a filosofia da Grécia antiga, mas com um toque gótico. Vestir um blazer preppy, beber chá enquanto lê poesia triste e carregar uma cópia de “The Secret History” de Donna Tartt, fazem parte dessa estética. O mundo de Harry Potter, com suas bibliotecas com painéis de carvalho à luz de velas e roupões que varrem o chão, também capta o clima.

Wandinha

Imagem: Divulgação/Netflix

“Wandinha” na Netflix

“Wandinha” é uma série spin-off da “A Família Addams”. A produção fez sua estreia na Netflix na quarta-feira passada (23) e conta com oito episódios no total, todos já lançados de forma simultânea pela plataforma de streaming. Recentemente, a produção de Tim Burton atraiu impressionantes 341,2 milhões de horas visualizadas em sua primeira semana no streamer, atingindo o Top 10 na semana de 21 a 27 de novembro.

Agora, “Wandinha” detém o recorde de mais horas assistidas em uma semana para uma série de TV em inglês na Netflix. Com isso, ela superou “Stranger Things 4”, que anteriormente detinha o título com 335 milhões de horas visualizadas em sua primeira semana na plataforma.

A série é um mistério investigativo e sobrenatural que acompanha os anos de Wandinha Addams como estudante na Escola Nunca Mais, onde ela tenta dominar sua habilidade psíquica emergente, investigar uma monstruosa matança que aterrorizou a cidade local e resolver o mistério do assassinato que envolveu seus pais há 25 anos. Tudo isso enquanto precisa lidar com complicados relacionamentos na nova escola.

Essa é a quinta adaptação inspirada em “A Família Addams”. A primeira ocorreu em 1964, com uma série de duas temporadas, totalizando 64 episódios, exibidos entre 1964 e 1966. Anos depois, ganhou os cinemas com dois filmes, “A Família Addams”, em 1991, e “A Família Addams 2”, em 1993, com Christina Ricci no papel de Wandinha. Veja o trailer da produção:

https://www.youtube.com/watch?v=jC1UClvq9i8&t=11s

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

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