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Como Tim Burton transformou “Wandinha” em nova onda fashion gótica

Considerado o mais novo sucesso da Netflix, “Wandinha” de Tim Burton trouxe de volta a moda gótica com o preto e branco em alta. Saiba mais desse "revival"!

Wandinha

Imagem: Divulgação/Netflix

Se você encontrar nas ruas alguém vestindo preto e branco em tons sombrios, não se assuste. É apenas uma das consequências do mais novo sucesso da Netflix, “Wandinha”, dirigida pelo renomado Tim Burton com a estrela Jenna Ortega como protagonista.

O guarda-roupa de “Wandinha”, a filha mais velha e “trevosa” de Mortícia e Gomez, de “A Família Addams”, está provocando uma nova onda fashion gótica pelo mundo. A moda que já foi sucesso com Christina Ricci nos filmes dos anos 90, desta vez recebeu uma reformulação da Geração Z.

A protagonista é mostrada de forma bem tenebrosa e sombria, não apenas na forma de se vestir, mas no jeito de agir e falar. Com peças apenas preta e branca, a personagem de Jenna Ortega é bem tenebrosa, e chega para renovar a estética gótica já conhecida de Burton e está fazendo sucesso pelo mundo.

“É uma nova visão do tropo adolescente”, disse Shelley Cobb ao jornal inglês The Guardian, professora de cinema e estudos de mídia feminista. “Atrai a Geração Z – os nascidos entre 1997 e 2012 – e sua capacidade de falar sobre política cultural e o discurso popular sobre política de identidade. Wandinha acrescenta uma voz a essas coisas de uma forma perspicaz.”

A produção da Netflix traz a Família Addams com seu estilo gótico-preppy que não sai de moda desde os anos 1930, quando o estadunidense Charles Addams criou a história original. Desde que a personagem estreou nos desenhos animados da revista The New Yorker em 1938, “Wandinha” teve um senso de estilo muito específico e definido. Mais de 80 anos depois, seu cabelo preto trançado e sua paleta de cores em preto e branco permanecem.

Imagem: Divulgação/Netflix

No TikTok, a tag #Wandinha já soma 1,3 bilhões de menções. Em inglês, #Wednesday acumula o montante de 15,7 bilhões. Além disso, segundo o The Guardian, o Pinterest relata que as pesquisas por “traje de Addams de Wednesday” aumentaram 50 vezes. Camisas brancas, meias até o joelho e esmaltes pretos estão na moda.

Enquanto isso, o aplicativo de revenda de roupas Depop diz que as pesquisas por roupas inspiradas na personagem aumentaram mil por cento desde o início do mês.

O figurino da personagem foi feito pela figurinista vencedora do Oscar Colleen Atwood, cujos créditos incluem “Sleepy Hollow” e “Edward Mãos de Tesoura”. Na cena de abertura, vemos a personagem em seu visual que é marca registrada e desde dos anos 60 é imitado em festas à fantasia de Halloween: um vestido preto de manga longa com gola branca e pontiaguda. A responsável por vestir Jenna Ortega na produção da Netflix diz que fez isso intencionalmente para dar um aceno às Wandinhas anteriores.

O estilo de “Wandinha” também explora a estética “Dark Academia”, uma subcultura digital que surgiu durante a pandemia de 2020, quando as escolas foram fechadas e com isso, foi mencionada mais de 3 bilhões de vezes no TikTok.

Trata-se de uma vertente que idolatra o conhecimento acadêmico e pode se manifestar em roupas, decoração e estilo de vida, especialmente para o público entre 14 e 25 anos.

A tendência romantiza atividades intelectuais como literatura clássica, o mundo e a filosofia da Grécia antiga, mas com um toque gótico. Vestir um blazer preppy, beber chá enquanto lê poesia triste e carregar uma cópia de “The Secret History” de Donna Tartt, fazem parte dessa estética. O mundo de Harry Potter, com suas bibliotecas com painéis de carvalho à luz de velas e roupões que varrem o chão, também capta o clima.

Imagem: Divulgação/Netflix

“Wandinha” na Netflix

“Wandinha” é uma série spin-off da “A Família Addams”. A produção fez sua estreia na Netflix na quarta-feira passada (23) e conta com oito episódios no total, todos já lançados de forma simultânea pela plataforma de streaming. Recentemente, a produção de Tim Burton atraiu impressionantes 341,2 milhões de horas visualizadas em sua primeira semana no streamer, atingindo o Top 10 na semana de 21 a 27 de novembro.

Agora, “Wandinha” detém o recorde de mais horas assistidas em uma semana para uma série de TV em inglês na Netflix. Com isso, ela superou “Stranger Things 4”, que anteriormente detinha o título com 335 milhões de horas visualizadas em sua primeira semana na plataforma.

A série é um mistério investigativo e sobrenatural que acompanha os anos de Wandinha Addams como estudante na Escola Nunca Mais, onde ela tenta dominar sua habilidade psíquica emergente, investigar uma monstruosa matança que aterrorizou a cidade local e resolver o mistério do assassinato que envolveu seus pais há 25 anos. Tudo isso enquanto precisa lidar com complicados relacionamentos na nova escola.

Essa é a quinta adaptação inspirada em “A Família Addams”. A primeira ocorreu em 1964, com uma série de duas temporadas, totalizando 64 episódios, exibidos entre 1964 e 1966. Anos depois, ganhou os cinemas com dois filmes, “A Família Addams”, em 1991, e “A Família Addams 2”, em 1993, com Christina Ricci no papel de Wandinha. Veja o trailer da produção:

https://www.youtube.com/watch?v=jC1UClvq9i8&t=11s

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