O Google começou a liberar um novo recurso no “Google Meet” que permite aos usuários entrarem em uma videochamada com uma segunda tela. Com a novidade, é possível acessar uma mesma reunião online com dois dispositivos diferentes, podendo usá-los lado a lado.
Chamado de “Modo Companion”, ele pode ser usado não apenas por aqueles que iniciarem a videochamada, mas também por qualquer participante.
A função pode ser usada em computadores, notebooks e alguns dispositivos especiais. Por enquanto, não é possível usar o modo com smartphones Android ou iOS.
Para que serve?
A ideia do novo recurso é facilitar a vida de quem precisa fazer uma apresentação durante uma reunião online. Assim, o usuário pode manter a visão dos participantes da videochamada em uma tela, e, ao mesmo tempo, usar um segundo dispositivo para compartilhar a tela ou abrir um quadro branco (o Google Jamboard).
Esta segunda tela não utiliza o microfone, o alto-falante ou câmera do dispositivo, evitando-se aquele eco incômodo de retorno de áudio.
Como usar o modo companion?
Ao receber o link para ingressar em alguma reunião online, basta clicar na opção “Pedir para usar o Modo Companion”. O compartilhamento da tela é feito do mesmo modo habitual que já existe no Google Meet, escolhendo no menu pop-up o que se deseja compartilhar.
O novo modo também está disponível para quem inicia uma nova reunião. Da mesma forma, basta clicar em “Usar o Modo companion” na tela de entrada de reunião.
Além do compartilhamento de tela ou do quadro branco, também é possível utilizar o Modo Companion para a janela de bate-papo.