Os alto-falantes inteligentes que você trouxe para a sua casa podem fazer mais do que olhar a previsão do tempo e marcar o tempo de cozimento dos seus ovos – eles estão se tornando cada vez mais capazes de uma série de outras tarefas, incluindo tornar-se um gerador de ruído branco ou som ambiente. Se você precisar de ajuda para se concentrar ou cair no sono, o caminho para o descanso dos justos o aguarda.

Google Nest, os antigos Google Home

Se você tem os alto-falantes Google Home (agora chamados Google Nest ou Google Nest Mini, que é o modelo disponível no Brasil) espalhados pela casa, você tem algumas opções para reproduzir ruído branco ou sons do ambiente. Você pode simplesmente dizer: “Ok, Google, me ajude a relaxar” ou “Ok, Google, reproduza ruído ambiente” e algo será escolhido aleatoriamente.

Cada som do ruído ambiente incorporado no cérebro do Google Home dura uma hora. Quando essa hora terminar, ele repete automaticamente, a menos que você peça outra coisa ou peça para que ele pare. Você também pode pedir algo específico, se preferir, como em “Ok Google, toque…” seguido de sua solicitação.

No momento, existem dezenas de sons ambiente para escolher: sons relaxantes, sons da natureza, sons da água, sons de água corrente, sons ao ar livre, sons de riachos murmurantes, sons de ventiladores oscilantes, sons de lareira, sons da floresta, sons da noite no campo, sons do oceano, sons de chuva, rio e trovoada – faça a sua escolha.

Google Nest MiniGoogle Nest Mini. Foto: Andrew Liszewski/Gizmodo

O ruído branco é incluído como um som ambiente bônus; portanto, ele pode aparecer aleatoriamente junto dos outros 14. Se você quiser especificamente o ruído branco, basta dizer: “Ok, Google, toque o ruído branco”. A faixa dura uma hora antes de repetir (não que você consiga realmente saber a diferença).

Se você tiver um alto-falante inteligente do Google com uma tela, poderá pausar a reprodução pressionando a tela sensível ao toque e ver uma imagem simbolizando os sons ao lado. Se você estiver tentando adormecer com certos ruídos, diga: “Ok, Google, pare de tocar em…” e o som será desligado após o período especificado.

Todos os alto-falantes do Google Home e do Google Nest têm funcionalidade semelhante ao Chromecast, é claro, então você pode enviar qualquer som ambiente ou faixa de ruído branco que você gosta para o alto-falante usando o telefone. Pesquise “ambiente” no YouTube Music, por exemplo, e você terá acesso a várias listas de reprodução pré-fabricadas de piano, baixo, pós-rock e muito mais.

Amazon Echo

Para aqueles que são mais familiarizados ​​com os alto-falantes Amazon Alexa e Amazon Echo, não há um gerador de ruído ambiente ou branco ‘oficial’ incorporado nesses dispositivos – mas existem muitos esforços de terceiros para fazer o mesmo trabalho.

[produto_amazon1]

Um dos melhores que encontramos é ativar a skill Sons Relaxantes, que tem um total de 40 sons diferentes para você escolher – desde sinos de vento até os sons da cidade. Você precisa dizer “Alexa, quero ouvir sons relaxantes…” seguido do nome, pois cada som é uma habilidade específica. Ela mesma falará uma lista completa de sons disponíveis, como tempestade, folhas ao vento, chuva no telhado, água pingando, cachoeira, nevasca, etc.

Esses sons podem ser repetidos, se você quiser: por exemplo, diga: “Alexa, peça para os sons de ventilador fazerem um loop”. (Substitua “sons de ventilador” por qualquer ruído ambiente que você queira ouvir). Você também pode dizer: “Alexa, timer para dormir em 30 minutos” para que o alto-falante desligue após o tempo especificado.

Amazon Echo StudioAmazon Echo Studio. Crédito: Amazon

Mergulhe na biblioteca de habilidades Alexa na web e você encontrará várias outras para experimentar, incluindo Ambient Visuals Rainfall, que adiciona algumas imagens de chuva a um Amazon Echo Show. Outras habilidades são focadas especificamente no ruído branco e não em qualquer som identificável.

O Amazon Music é incorporado aos alto-falantes do Amazon Echo, se você possui uma assinatura Prime ativa você também pode enfileirar sons através deste serviço: “Alexa, reproduzir sons do ambiente” lançará uma relaxante lista de reprodução do Amazon Music, por exemplo. Pesquise o catálogo e você encontrará álbuns específicos baseados em tempestades, sons da natureza e assim por diante.

Graças às maravilhas do Bluetooth e do Spotify Connect, você também pode reproduzir qualquer outra coisa do seu telefone. (E a maioria dos aplicativos de música possui um timer embutido, do qual você pode aproveitar se estiver indo dormir). Como os outros aplicativos de música que mencionamos aqui, o Spotify possui várias listas de reprodução ambiente selecionadas, incluindo Sounds of the Ocean e Nature Sounds.

Apple HomePod

A capacidade de transmitir sons ambiente através do HomePod é um recurso recentemente adicionado ao alto-falante inteligente minimalista da Apple; portanto, se você estava esperando a funcionalidade chegar, a espera acabou. Verifique se você está executando o software mais recente no seu HomePod e no seu iPhone para garantir a atualização.

Apple HomePodApple HomePod não está oficialmente disponível no Brasil

Siri é o seu caminho para os sons disponíveis, como seria de esperar. Basta dizer: “Ei, Siri, toque sons ambiente” e ela escolherá sons ambiente relaxantes – você receberá uma notificação por voz informando o som (por exemplo de lareira) que a Siri selecionou.

Até agora tudo bem. Mas se você não gostar da seleção que foi feita para você, diga: “Ei Siri, toque a próxima”, e o HomePod passará para a próxima faixa na fila aleatória de ruído ambiente. No momento, as opções parecem ser lareira, oceano, floresta, chuva, noite, riacho e ruído branco.

Se você quiser um desses em especial, chame pelo nome: “Ei, Siri, toque chuva dos sons ambiente”, por exemplo. Seu quarto será banhado pelos sons suaves de uma tempestade, independentemente do clima lá fora.

Por padrão, esses sons continuarão sendo reproduzidos indefinidamente, mas você pode usá-los com um temporizador, se desejar. Escolha a faixa que deseja tocar e diga: “Ei, Siri, ligue o temporizador” e diga quanto tempo você quer que dure quando solicitado.

Obviamente, você também pode usar o iPhone para transmitir sons de ruído ambiente ou branco para o HomePod, sejam faixas da biblioteca local do iTunes ou algo que você encontrou no catálogo da Apple Music. Se você assina a Apple Music, há uma lista de reprodução Pure Ambient adequada, com curadoria da Apple – só para você saber.