O ecossistema da Apple consegue integrar quase todos os seus dispositivos com uma facilidade impressionante. Entretanto, algumas funcionalidades são limitadas — por exemplo, transformar seu iPad em um segundo monitor.

Em um cenário de home office, muita gente precisou arrumar soluções para trabalhar em casa. E ter duas telas disponíveis é essencial para alguns trabalhos.

Entretanto, nem todo mundo pode contar com dois computadores só para isso, então uma das soluções para quem tem e não sabe que é possível, é usar o iPad como segunda tela.

Como transformar seu iPad em segunda tela

Esse recurso é limitado apenas a alguns modelos de Mac e iPad, o que é uma chatice se você tiver um dispositivo mais antigo ou um PC com Windows. Mas, ainda sim, existe uma solução: apps terceiros.

Segunda tela para dispositivos mais novos

Caso seu Mac e iPad tenha sido comprado últimos cinco anos, você pode usar o recurso  da própria Apple: o Sidecar, que facilita e agiliza o processo de espelhamento das telas.

Para isso, conecte seu iPad ao seu Mac via USB ou, caso deseja fazer a conexão sem fio, basta ativar seu bluetooth, wi-fi e handoff. Importante, para que o processo dê certo, é necessário estar conectado ao mesmo ID Apple em ambos os dispositivos.

Após a primeira conexão, clique no botão AirPlay na barra de menus do seu Mac e selecione seu iPad na lista. Então, uma extensão da tela do seu Mac aparecerá na tela do iPad. Ao selecionar, aparecerá algumas opções na tela como, espelhar a tela do seu Mac ou estendê-la.

O Sidecar funciona com ou sem fio, desde que os dispositivos estejam a no máximo 10 metros um do outro. Caso esteja usando a opção sem fio e queira conectar via USB, é necessário desconectar e reconectar usando o menu AirPlay.

Segunda tela para dispositivos mais antigos

Se você possui um Mac mais antigo, ainda sim poderá utilizar seu iPad como segunda tela. Basta uma ajudinha de aplicativos de terceiros.

Se o seu Mac ou iPad não for compatível com o Sidecar — ou você for um usuário do Windows e do Android — basta usar o app Splashtop Wired XDisplay.

Para conectar as telas, diferente do recurso nativo da Apple, é preciso fazer o pareamento via USB. Vale a menção: apps que fazem essa função são todos pagos.

O Splashtop Wired XDisplay tem dois componentes: um agente de desktop executado em segundo plano em seu PC ou Mac e um aplicativo para iPadOS ou Android, que será executado em seu tablet.

Para iniciar o processo instale o app em seu notebook e tablet, em seguida, veja se o programa está sendo executado corretamente.

Na sequência, conecte seu tablet ao computador com um cabo USB e inicie o aplicativo XDisplay em seu tablet.

Assine a newsletter do Gizmodo

Após conectados, aparecerá uma área de trabalho em branco em seu iPad e você poderá reorganizar seus monitores nas configurações de exibição do computador, arrastar janelas para o tablet e usá-lo como um segundo monitor para aumentar a produtividade.