O planeta vermelho é um mundo alienígena, e por mais que um dia possa ter abrigado vida, ele certamente não é a Terra. Mas graças a uma recente foto panorâmica gigante feita pela sonda Curiosity, nós podemos ter uma ideia de como seria caso uma das montanhas de Marte fosse transplantada aqui para a Terra.

Usando sua MastCam, a Curiosity tirou um panorama do Monte Sharp de 3,8 km de altura quando passou por perto há uns meses. E toda a coisa foi equilibrada para mostrar como se pareceria na Terra.

A NASA explica:

[A imagem] mostra o Monte Sharp com ajuste de branco equilibrado que faz o céu parecer excessivamente azul, mas mostra o terreno sob iluminação parecida com a Terra. Balanço de branco ajuda cientistas a reconhecerem materiais rochosos baseados na experiência ao observar rochas na Terra. O céu marciano ficaria com uma cor de caramelo para o olho humano. O balanço de branco dá um tom excessivamente azul em imagens com pouca informação de azul, como as paisagens de marte, já que o balanço de branco tende a compensar pelo pouco conteúdo de azul.

O que você vê acima é apenas uma pequena parte de um panorama. Você pode vê-lo inteiro e desmedido nesta imagem irritantemente horizontal da NASA. Ou dar uma olhada na versão alienígena original.

Em resumo: lembra Tatooine, não lembra? [NASA via The Verge]