A Apple lançou na última edição do evento WWDC um carregador duplo USB-C que permite alimentar até dois dispositivos ao mesmo tempo. Ele é compatível com iPhones, iPads, Macs, Apple Watches e AirPods.

O adaptador — com duas portas USB Tipo-C — promete entregar 35 W de potência e está disponível em duas versões, sendo uma delas normal e outra compacta. Ele começou a ser comercializado na última semana na América do Norte e na Europa, mas ainda não há previsão para a chegada do carregador no Brasil.

Porém, já é possível ter uma ideia de como funcionará o novo carregador. A primeira delas – e a mais decepcionante, diga-se – é que ele não entrega os 35 W nas duas portas ao mesmo tempo. Dependendo dos dispositivos conectados, a potência é dividida e limitada a até 27,5 W, segundo a Apple.

Por exemplo, se você conectar um MacBook e um Apple Watch, o MacBook receberá até 27,5 W e o Apple Watch até 7,5 W. Agora, se você conectar um iPhone e um iPad, cada dispositivo receberá até 17,5W.

Para que o usuário possa usar a potência máxima, será preciso conectar apenas um dispositivo – desde que ele também suporte os 35 W, e que não haja outros cabos conectados ao carregador que não estejam em uso.

Conforme revelou o ChargerLAB, um canal no YouTube conhecido por desmontar dispositivos e acessórios da Apple, o carregador possui um design exclusivo que permite a substituição dos pinos internos para disponibilizá-lo em diferentes regiões do mundo. Assim, a Apple pode facilmente substituir os pinos chatos do padrão americano para os redondos no Brasil.

O vídeo com a desmontagem do carregador compacto pode ser visto abaixo:

No Brasil, o carregador duplo custará R$ 559 e não inclui o cabo – que deve ser comprado separadamente (custando a partir de R$ 215). Ele é compatível com aparelhos a partir do iPhone 8, iPad de 7ª geração, iPad mini de 5ª geração, iPad Air de 3ª geração e iPad Pro de 11 polegadas da 1ª geração. Em Macs, é possível carregar a partir do MacBook de 2015 e MacBook Air de 2018.

Segundo o site Macrumores, a Apple recomenda os dois tipos de carregadores de 35 W para o novo MacBook Air, que deve será lançado em julho.