Desde os primórdios da internet, uma coisa é fato: todo mundo odeia e-mail superlotado de spam. Seja com correntes de azar, promessas de brindes ou links de venda, ter que apagar esses e-mails é sempre cansativo e desperdiça mais tempo que gostaríamos.
A má notícia é que esse método dificilmente vai cair no ostracismo. Como cada vez mais pessoas estão online e o e-mail continua sendo uma parte importante da nossa presença online, mais empresas usam o e-mail para alcançar clientes em potencial.
Mas existem algumas formas de vencer a guerra contra o spam – ou, se não a guerra, pelo menos algumas boas batalhas. Confira a seguir cinco dicas para burlar esses e-mails indesejados.
1- Não abra o que é obviamente spam
Não tem jeito: muitos spam vão furar a proteção básica dos e-mails e acabar na sua caixa de entrada. Se isso acontecer, não abra. Isso vai impedir que o remetente saiba que seu endereço está ativo.
2- Crie um e-mail só para eles
É chato ter que fornecer o e-mail real para que empresas façam sua propaganda e, muitas vezes, ainda vendam o nosso endereço para outras companhias de marketing. Uma boa saída, nesse caso, é criar um e-mail só para esses casos.
Quer concluir uma compra sem receber spam todos os dias depois disso? E-mail de spam. Pintou um desconto legal e a loja exige o endereço? E-mail de spam. Alguns serviços online, como o E-mail de 10 Minutos e o Guerrilla Mail, criam e-mails descartáveis que duram de 30 a 60 minutos. Os dois são gratuitos.
3- Crie filtros
Os filtros de e-mail permitem o bloqueio ou a categorização de endereços e domínios específicos. Por isso, basta configurar um filtro com todos os e-mails indesejados que você anda recebendo ultimamente e eles irão para a lixeira antes de chegar à caixa de entrada.
No Gmail, basta acessar o ícone no canto direito dentro da barra de pesquisa, adicionar os critérios e ir em “criar filtro”.
4- Cancele assinaturas
Se a sua caixa já tem um bom filtro, mas você continua recebendo spam de um remetente específico, role o e-mail até o final e clique em “cancelar inscrição”, nas letras miúdas.
Em casos mais extremos, opte por serviços que permitam o cancelamento de assinaturas facilitado, como o Unroll.Me. O sistema é gratuito e funciona em diferentes provedores de e-mail, como o Gmail, Yahoo, iCloud e Outlook.
5- Software anti-spam
Essa também é uma boa arma para a guerra contra spam. São softwares instalados no computador ou servidor de e-mail que bloqueiam a entrada de lixo eletrônico na caixa de entrada automaticamente. Alguns bons exemplos no mercado são o Mailwasher (gratuito) e os SpamTitan e SpamFighter (pagos).
Como saber o que é um spam
Os métodos de spam já estão tão sofisticados que muitas vezes fica difícil saber se aquele é, ou não, um e-mail indesejado. Também é comum que muitos links de phishing invadam dispositivos via caixa de entrada disfarçados de links de compras e descontos exclusivos.
Para evitar fraudes, fique atento aos detalhes. Verifique o endereço de e-mail, linha de assunto e conteúdo. Se for de um remetente desconhecido, ter erros ortográficos ou gramaticais, provavelmente é spam.
Também desconfie se a oferta for boa demais para ser verdade. Muitos autores de malware já usam IA (inteligência artificial) para criar e-mails tão bem escritos quanto os originais. Nesse caso, o mais importante é olhar para o endereço e para a diagramação, que possivelmente trarão algum indício da fraude.
Por fim, mas não menos importante: não responda mensagens de spam. Isso só levará a mais mensagens indesejadas e poderá criar problemas de segurança. Na dúvida, mande direto para a lixeira e bloqueie o contato.