Tecnologia

Como visualizar o status de alguém no WhatsApp sem ser descoberto

Embora o WhatsApp permita visualizar mensagens sem confirmação de leitura, não existe uma funcionalidade específica para visualização anônima de status
Imagem: WhatsApp/Divulgação

Com a ascensão dos “stories” no Instagram, não foi surpresa quando Mark Zuckerberg incorporou o recurso no WhatsApp, com o nome “status”. No entanto, diferentemente de uma rede social, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas e muitos usuários gostariam de manter o anonimato ao visualizar os status.

Embora o WhatsApp permita ver mensagens sem enviar uma confirmação de leitura (o famoso “tracinho azul”), não existe uma funcionalidade específica para visualização anônima de status.

Contudo, é possível visualizar os Status dos seus contatos sem ser descoberto. Com algumas etapas rápidas e fáceis, é possível se manter anônimo ao visualizar status no WhatsApp para Android, iOS e PC.

Android e iOS

  1. Desativar Confirmações de Leitura: abra o WhatsApp, toque nos três pontinhos no canto superior direito e selecione ‘Privacidade’. Em seguida, desative a opção ‘Confirmações de leitura’. Isso permite visualizar Status sem ser descoberto, mas também oculta as visualizações dos seus status.
  2. Visualizar Status: Agora, você pode navegar pela aba de status e ver as atualizações dos seus contatos sem que eles saibam.
  3. Reativar (Opcional): Se quiser voltar à configuração anterior, é só reativar as confirmações de leitura seguindo o mesmo procedimento.

    Imagem mostra como desativar confirmação de leitura no WhatsApp para visualizar Status sem ser descoberto. Imagem: Captura de Tela/Giz Brasil

    Desativando a confirmação de leitura no WhatsApp. Imagem: Captura de Tela/Giz Brasil

PC

No PC, além do aplicativo para Windows seguir as configurações do WhatsApp, é possível visualizar os Status sem ser descoberto usando o navegador.

A maioria dos navegadores possui o modo de navegação anônima. Por exemplo, no Firefox, o recurso chama-se “janela privativa”. Ao abrir uma nova janela de navegação anônima, acesse o WhatsApp Web e abra os status.

No entanto, é importante ressaltar que esse método pode servir para o contrário. Primeiramente, você precisa ter salvo o número da pessoa que você quer visualizar o status em seu telefone, portanto, não pode ser na conta do Google ou no chip.

Além disso, não é possível bloquear o visto por último e suas informações de atividade.

Gerenciador de arquivos (Android)

Por fim, o método mais seguro é usar o gerenciador de arquivos do Android. Em qualquer aparelho Android, é possível acessar os Status através do gerenciador de arquivos.

  1. Abra o gerenciador de arquivos, selecione a opção “Armazenamento Interno” e selecione a pasta “Android”.
  2. Após isso, vá em ‘media’> com.whatsapp > WhatsApp > Media >.Statuses
  3. Nessa pasta, você verá todas as publicações em status dos seus contatos do WhatsApp sem ser descoberto. Contudo, essa pasta só armazena as publicações por 24 horas e depois apaga o conteúdo.
    A pasta de Status no gerenciador de arquivos do WhatsApp

    Imagem: Captura de Tela/Giz Brasil

    Assine a newsletter do Gizmodo

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas