Todos nós temos hobbies que nos fazem gastar muito tempo e dinheiro. Porém, um cara em específico gastou quatro anos e US$ 53 mil para construir um computador gigante para poder jogar Tetris.

Feito por James Newman, o “Megaprocessor” tem 10 m de comprimento, 2 m de altura e pesa meia tonelada. É muito grande. Ele tem 10 mil luzes de LED e 40 mil transistores e, apesar de todo o dinheiro gasto, o processador tem apenas 20 KHz.

“Se você está se perguntando o que fazer com um processador deste”, disse Newman, que é um engenheiro britânico, no vídeo acima, “a resposta é que você pode jogar games, como Tetris.”. Até o momento, parece que é tudo que o computador gigante pode fazer, mas Newman não liga.

megaprocessortetris

“A máquina em sua mesa pode ser um milhão de vezes melhor que essa que eu construí, mas essa minha é muito mais bonita”, disse ele à BBC. Newman começou o projeto por conta para poder entender como funcionam os microprocessadores, e observou que enquanto nossos computadores insignificantes podem fazer mais coisas, o que tem em sua casa tem 10 mil vezes mais LEDs. Não podemos dizer que ele não está certo.

Na página do “Megaprocessor”, Newman adota o mesmo tom direto das entrevistas. O que é isso, você poderia perguntar? Ele responde: “O Megaprocessor é um microprocessador construído em grandes proporções. Bem grandes.” E por que? “Porque eu quis.” Cada um no seu cada um.

[BBC]