Quando se fala de personagens famosos e marcantes da literatura ou dos cinemas, não faltam nomes. No entanto, quantos deles são inspirados em pessoas da vida real? Qual a história verdadeira por trás de cada personagem? Assim sendo, o Giz Brasil resolveu reunir cinco personagens famosos inspirados em pessoas de verdade. Veja a seguir:
Sherlock Holmes
Primeiramente, Sherlock Holmes. As histórias do investigador mais renomado da Scotland Yard, tornaram-se extremamente famosas no mundo da literatura. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o detetive criado por Sir Arthur Conan Doyle foi inspirado em um médico chamado Joseph Bell.
Bell trabalhava como cirurgião em Edimburgo, na Escócia, e costumava usar seus poderes de observação para solucionar crimes. Afinal, quando se mexe com o corpo humano, é possível encontrar algumas pistas. Logo, Holmes nunca existiu realmente, mas o médico tinha contato direto com a polícia de sua época.
James Bond
Seguindo no ramo investigativo, outro personagem que obteve muito sucesso — seja em livros ou nas telas do cinema — foi o espião James Bond, também conhecido como agente 007. Bond foi inspirado em várias personalidades, mas a mais influente delas foi Forest Yeo-Thomas, um agente britânico que trabalhou durante a Segunda Guerra Mundial.
Dessa forma, Ian Fleming, autor dos livros de James Bond, acreditava que esse seria o modelo perfeito para seu protagonista. Yeo-Thomas era conhecido como o “Coelho Branco”, principalmente pela sua incrível habilidade de escapar da captura.
Homem de Ferro
Um milionário arrogante transformado em super-herói: essa é a história de Tony Stark, o Homem de Ferro. O icônico personagem dos quadrinhos e dos filmes da Marvel foi criado por Stan Lee, inspirado no empresário e inventor Howard Hughes.
Ele foi um aviador, engenheiro aeronáutico, industrial, produtor de cinema e diretor cinematográfico norte-americano. Além disso, foi um dos homens mais ricos do mundo. Hughes foi o responsável pela criação do primeiro helicóptero de sucesso do mundo, e do Spruce Goose, o maior avião construído em sua época.
Thomas Shelby
Infelizmente nunca houve um Thomas Shelby. Consequentemente, a família Shelby e a Shelby Company também foram inventadas. Mas os “Peaky Blinders” da Netflix, sim, eles existiram. Na década de 1890, a Inglaterra passava por maus momentos na economia. Muitos jovens em busca de alternativas para fazer dinheiro acabavam entrando para gangues, e os Peaky Blinders, de uma das áreas mais pobres de Birmingham, eram uma delas.
O líder era um cara chamado Kevin Mooney. Ele constantemente trocava de nomes para despistar as autoridades. Um de seus pseudônimos foi Thomas Gilbert – uma das possíveis inspirações para o Thomas Shelby que conhecemos. Dessa forma, os Peaky Blinders se destacavam pelo modo elegante de se vestir, bem incomum para o crime organizado da época.
Severus Snape
Finalmente, a escritora britânica J.K. Rowling ficou mundialmente famosa depois da publicação da saga “Harry Potter”. Nas histórias somos apresentados a Severus Snape, um dos professores de Hogwarts. Severus, como o próprio nome denuncia, tem fama de severo. O personagem, contudo, foi inspirado num professor real da escritora: John Nettleship.