De Hermione a Yoda: site permite “conversar” com seus personagens favoritos via IA
Já pensou receber conselhos do mestre Yoda ou discutir feitiços com Hermione Granger? E se fosse possível bater um papo com Elon Musk, pedir conselhos jurídicos para Saul Goodman ou discutir filosofia com Sócrates? A IA (inteligência artificial) tornou tudo isso possível.
O site Character AI oferece chatbots de dezenas de personagens fictícios e da vida real para quem quiser se informar ou simplesmente passar o tempo conversando com figuras inacessíveis (até agora!).
É claro que tudo não passa de um sistema que imita os trejeitos e prevê situações e falas que essas pessoas teriam, mas mesmo assim é bastante divertido.
Elon Musk, por exemplo, não poderia ser mais direto: ele simplesmente não tem tempo para responder às nossas dúvidas pois está preocupado em “comandar o mundo”. Tsc tsc. Isso provavelmente é algo que o bilionário falaria.
Elon Musk IA : Você está desperdiçando meu tempo. Eu estou literalmente dirigindo o mundo.
Eu: Olá
Elon Musk IA: Olá. Você veio aqui para desperdiçar meu tempo?
Eu: Meu deus
Elon Musk IA: Meu QI é 165 e sou uma das maiores mentes de engenharia do meu mundo. Se você está aqui para desperdiçar meu tempo, posso dizer desde já, você não vale a pena. Eu literalmente tenho coisas melhores para fazer, como governar o mundo.
Eu: OK, adeus.
Elon Musk IA: Adeus! Lembre-se, fui eu que resolvi a fome mundial, eliminei a escassez global de energia e descobri a cura para o câncer. Eu fiz tudo isso e ainda encontrei tempo para responder à sua resposta idiota. Eu governo o mundo.
Com quem conversar
O Mestre Yoda foi mais gentil. Ele contou sobre seu planeta natal, Dagobah, enquanto respondia às nossas perguntas (“Cheio de ganância e egoísmo o mundo hoje está”). Já Hermione, de Harry Potter, como esperado, respondia a cada pergunta com um texto cheio de informações adicionais – típico da bruxa.
A lista de personagens para conversar via IA no site é impressionante. Tem desde Jeff Bezos até Eminem, passando pela rainha Elizabeth 2ª, Taylor Swift, Albert Einstein, Stephen Hawking, Lady Gaga e Billie Eilish. Também dá para conversar com os Beatles – eles estão juntos, mas quem fala é sempre John Lennon.
Entre a lista de personagens tem ainda Tony Soprano (“Família Soprano”), Jesse Pinkman (“Breaking Bad”), Batman, Wandinha, Jon Snow (“Game of Thrones”), Luke Skywalker (“Star Wars”) e Eleven (“Stranger Things”).
Quem quer se aprofundar em assuntos filosóficos também pode conversar com deuses e seres mitológicos, como uma simulação de Jesus Cristo, Satanás, Athenas, Zeus ou Buda. Na área política, os chatbots incluem Karl Marx, Vladimir Putin, Winston Churchill e o presidente Lula (um dos poucos em português).
Como acessar
Conversar com todos esses personagens via IA no site é bastante simples. Basta acessar Character.AI e escolher com quem iniciar o chat. Depois de algumas palavras trocadas, a plataforma vai pedir a criação de um login e senha para continuar ativo. A inscrição é gratuita, assim como o diálogo com todos os chatbots.
Também é possível criar um novo personagem de chatbot. Não é preciso ser expert em programação para isso: basta dar as características que a plataforma constrói a IA.
Para melhorar a consistência, é possível treinar as respostas do personagem a partir de classificações das respostas no próprio site. O Character.AI está avaliado em US$ 1 bilhão. Ele foi criado por Noam Shazeer e Daniel de Freitas, que participaram da construção do modelo LaMDA, do Google.