A estreia mundial do filme “O Filho” fez barulho durante o Festival de Cinema de Veneza. Literalmente. O longa, estrelado por Hugh Jackman e Laura Dern, foi aplaudido por 10 minutos ao final da exibição para grandes nomes do mercado de cinema – uma demonstração sólida do sucesso da produção do escritor e diretor francês Florian Zeller.
“O Filho” conta a história de uma família desunida que tenta se reencontrar novamente. Jackman é Peter, pai de um adolescente de 17 anos que pede para morar com ele depois de decidir que não pode mais sustentar sua relação com a mãe Kate (Laura Dern).
Peter e Kate, porém, estão separados há muitos anos e a relação do pai com o adolescente, Nicholas, é distante. Mas Nicholas está deprimido, faltando à escola, e implora para ficar longe da mãe por um tempo.
O pai atende ao pedido e começa a apoiar o filho na fase difícil – o que se mostra um processo complexo. Ele passa a questionar se o que faz está certo e qual o caminho a tomar.
O timing, porém, dificulta a situação: Nicholas pede ajuda quando o pai acaba de ter um bebê com sua nova esposa Beth e assume o trabalho dos sonhos em Nova York.
A tensão é um elemento indissociável da narrativa; há a sensação frequente de que uma tragédia está prestes a acontecer. “É um drama dolorosamente dilacerante, uma agonia cada vez maior sem anestesia”, classificou o jornal britânico The Guardian.
Clayton Davis, editor da revista Variety, classificou o filme como um candidato de peso ao Oscar. “Coloca Hugh Jackman na corrida de melhor ator pelo desempenho notável como pai que luta para ajudar seu filho adolescente problemático”, escreveu em artigo.
Assista ao trailer de “O Filho”
Antes de “O Filho”, Zeller recebeu seis indicações ao Oscar por sua direção em “O Pai”, incluindo Melhor Filme. Anthony Hopkins, que interpreta o pai distante de Peter em “O Filho”, ganhou como melhor ator por sua atuação no longa de 2021.
“O Filho” estreia nos cinemas nos EUA em 11 de novembro. Ainda não há previsão para que a produção chegue ao Brasil.