Conheça o Josh, o “TikTok indiano” que ganha novo incentivo milionário
Apesar de ser uma febre mundial, o TikTok não está disponível em todos os países. Na Índia, por exemplo, ele foi banido há dois anos pelo governo. Desde então, um app similar foi lançado no país, explodiu em usuários e agora vai receber um incentivo milionário em financiamentos.
Josh: esse é o nome do TikTok indiano. Assim como o original chinês, a plataforma é basicamente um clone da rede das dancinhas e funciona com a criação de vídeos curtos.
A startup indiana de conteúdo social, que lançou seu aplicativo exatamente quatro dias depois que o governo baniu o TikTok, recebeu mais US$ 805 milhões em financiamento de capital privado interno e externo nesta semana.
A companhia financiada pelo Goldman Sachs Group Inc. e pelo Google, levantou só no ano passado a nada discreta quantia de US$ 1,5 bilhão e agora está avaliada em US$ 5 bilhões.
A plataforma tem 100% de seu conteúdo em idioma indiano e já conta com 150 milhões de usuários ativos mensais. Muitos artistas e celebridades indianas “compraram a causa”, aderiram ao Josh e incentivaram sua divulgação.
O app permite fazer tudo o que o Instagram e o TikTok fazem, além de outros recursos. O feed é selecionado com base nas escolhas de cada usuário. Existem também desafios diários gerados pela plataforma que distribuem prêmios. Os desenvolvedores também lançaram recompensas e ferramentas para os criadores de conteúdo ajudar a popularizar o aplicativo.
Veja uma apresentação do Josh no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=y_JFdTlO4MU
Além do Josh, após o cancelamento de aplicativos chineses no país, a Índia criou diversos outras plataformas semelhantes às que foram banidas e todas conseguiram emplacar. Moj, Raposo e Dailyhunt são algumas delas.
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