Kwai investe pesado no mercado do Brasil para rivalizar com TikTok

Sempre atenta ao público de baixa renda, plataforma chinesa enxerga Brasil como prioritário em sua estratégia de expansão global
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Imagem: Kwai/Divulgação

O Kwai está se popularizando cada vez mais entre os usuários brasileiros e acaba de se tornar o terceiro aplicativo mais baixado do país. Grande parte do sucesso se dá em razão do formato de feed vertical com vídeos curtos –popularizado pelo TikTok–, mas além disso, o aplicativo atinge boa parte da população de baixa renda, o que faz com que sua popularidade continue a crescer exponencialmente.

O aplicativo foi lançado em 2013 pela Kuaishou, com base na China, e rapidamente se popularizou entre pessoas de baixa renda e pessoas que vivem distante dos grandes centros, como trabalhadores rurais e agricultores, por exemplo.

Em entrevista concedida à Bloomberg, o CEO da Kuaishou, Su Hua, afirmou que a empresa trabalhou uma estratégia diferente de outras grandes plataformas de redes sociais, que é trabalhar a divulgação da imagem nos EUA.

Isso foi pensado para evitar um embate direto com o TikTok, que domina o mercado americano com este formato de feed de vídeos curtos. A empresa decidiu investir em países como o Brasil e a Indonésia, e hoje, já possui mais de 1 bilhão de usuários, somando chineses e de outros países ao redor do mundo.

Para a Kwai o Brasil é um país prioritário em sua estratégia de expansão global e desde 2019, quando a empresa abriu uma sede em São Paulo, vem investindo pesado em conteúdos exclusivos e trabalhando junto a agências de talentos para encontrar criadores e influencers que tenham potencial para se tornarem “estrelas” nos vídeos cursos do aplicativo.

A empresa investiu na produção de conteúdo original e exclusivo no carnaval de 2019 e dois anos depois, em 2021, a empresa fez uma parceria com a CBF, e desde então é patrocinadora oficial da seleção brasileira e fará conteúdo exclusivo no formato de vídeos curtos sobre o time do Brasil durante a Copa do Mundo do Catar.

Outra estratégia interessante utilizada pela empresa para aumentar a base de usuários ativos foi oferecer recompensas em dinheiro para usuários que recomendassem o aplicativo para amigos e pessoas próximas.

O TikTok, por sua vez, investe mais no público jovem que vive nos grandes centros. No Brasil a plataforma é muito mais focada em pessoas que moram na região sudeste, enquanto o Kwai atinge as populações de norte e nordeste do país, que são historicamente excluídas do radar dessas grandes plataformas digitais que chegam ao país.

 

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Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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