A NASA está desenvolvendo um novo avião supersônico que promete ser mais silencioso do que outras aeronaves do tipo. O projeto experimental foi batizado X-59, e quer popularizar as viagens supersônicas.
O projeto e a construção do X-59 estão a cargo da empresa americana Lockheed Martin, por meio de um contrato com a NASA de US$ 247,5 milhões. O avião experimental faz parte do programa Quest (sigla para “Quiet SuperSonic Technology”), e deve fazer o seu primeiro voo de teste até o final deste ano.
A ideia foi criar um avião com uma nova aerodinâmica, desenhada para reduzir para apenas uma pequena fração o barulho do estrondo criado por essas aeronaves. De acordo com Craig Nickol, gerente de projeto do Quest, o avião será extremamente longo (com 30,5 metros) e com um design fino, além de contar com um “nariz” com cerca de um terço do comprimento usado até então.
O corpo da aeronave conta com superfícies aerodinâmicas estrategicamente posicionadas, para evitar que as ondas de choque se espalhem e não atinjam o solo. A expectativa é que o X-59 produza sons de apenas 75 decibéis, um volume que fica entre o barulho de um trânsito na rua e o de uma motocicleta. Para comparação, o Concorde emitia um som de 105 decibéis.
“O que isso significa é que esta aeronave pode soar como um trovão distante no horizonte, ou como alguém fechando a porta de um carro na esquina. Pode até ser que as pessoas não ouçam o estrondo, e se o fizerem certamente não se assustarão, porque será baixo e espalhado, e não tão alto assim”, disse Nickol.
No vídeo abaixo, é possível ver um timelapse mostrando a montagem da nova aeronave.
O voo silencioso do avião supersônico X-59
Atualmente, acordos internacionais proíbem que aviões de transporte comercial façam rotas com velocidades acima do som próximo de áreas habitadas. O motivo é que aviões viajando acima de 1.234,8 km/h criam uma série de ondas de choque no ar, gerando uma enorme quantidade de energia sonora. Essa onda de choque atinge o solo sendo percebida como um grande estrondo sônico – parecido com o de uma explosão – o que pode incomodar e perturbar as pessoas.
O Concorde – aposentado em 2003 – fazia viagens supersônicas, porém, ele precisava diminuir a velocidade ao se aproximar da costa ou voar sobre a terra. Porém, criar um novo tipo de aeronave, que pudesse viajar mais rápido que o som e sem fazer muito barulho, permitirá que passageiros viajem para qualquer lugar do mundo na metade do tempo que leva atualmente.
O X-59 é a versão mais recente de uma longa linha de aviões experimentais supersônicos da NASA, desde o X-1, de 1947, que se tornou na primeira aeronave tripulada a ultrapassar a velocidade do som. De acordo com a CNN, o recorde atual de velocidade em um voo tripulado é o do X-15, que em 1967 atingiu a velocidade Mach 6,7 (ou 8.273,16 km/h).
Durante o voo teste deste ano, a NASA pretende coletar dados para estabelecer um novo padrão de ruído supersônico aceitável, que permitiria que aviões comerciais fizessem viagens mais rápidas que o som.
A agência espacial espera fazer um teste da aeronave sobre comunidades residenciais nos EUA em 2024, para avaliar o impacto dos estrondos sônicos no público. Caso tenha sucesso, a NASA pretende apresentar à Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) uma proposta de alteração da regulamentação do ruído das aeronaves supersônicas sobre áreas habitadas, em 2028.