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Conheça o polêmico avião do Palmeiras: qual o modelo e quando vai voar

Aeronave comprada pela presidente do clube palmeirense também poderá ser alugada para outros clubes e foi pintada em cores neutras. Saiba mais

avião E190-E2 do Palmeiras, Placar Linhas Aéreas

Imagem: Embraer/Divulgação

O avião comprado pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira, foi apresentado nesta semana em um evento na sede da Embraer em São José dos Campos, em São Paulo.

Adquirido em janeiro, o modelo E-190 E2 tem capacidade para 98 lugares e valor estimado em US$ 64 milhões (cerca de R$ 311 milhões). E já chegou causando polêmica.

Parte da torcida do clube resolveu protestar contra a compra (veja mais abaixo), alegando ser um gasto desnecessário. Mas a aeronave não fará parte do patrimônio do Palmeiras. E sim de uma empresa de fretamento fundada por Leila em 2022, a Placar Linhas Aéreas.

Ela aguarda liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar seus primeiros voos comerciais. Porém, existe uma brecha que permite ao clube embarcar nela a partir de julho, desde que seja gratuito para não caracterizar fretamento, segundo o Globo Esporte. Porém, essa permissão ainda depende da autorização da Anac.

O Palmeiras tem o costume de fretar suas viagens para destinos mais distantes, de modo a evitar o desgaste da viagem e facilitar a logística da delegação. Com o novo avião, a ideia é reduzir custos, já que o clube apenas arcaria com combustível e taxas. Atualmente, cada voo fretado para disputar jogos da Copa Libertadores sai na ordem de R$ 1 milhão.

Porém, a empresária já afirmou que pretende alugar a aeronave para outros clubes, caso não esteja em uso. Até por isso, a pintura do avião utiliza cores neutras para não remeter ao clube alviverde. Alguns de seus colegas dirigentes já mostraram interesse no negócio.

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, no avião Embraer E-190 E2 Imagem: Embraer/Divulgação

Como é o avião do Palmeiras?

Segundo a Embraer, o E190-E2 é o modelo mais silencioso e econômico da fabricante. Sua autonomia é de mais de 5 mil km, o que permite chegar sem escalas a qualquer destino na América do Sul partindo da cidade de São Paulo.

“As delegações esportivas vão se beneficiar de um conforto incomparável, cabine espaçosa e baixo ruído”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “A eficiência de combustível e a performance de pista são importantes diferenciais para os novos operadores, que podem voar para aeroportos regionais, incluindo aqueles onde aeronaves de maior porte não operam.”

Avião vai fazer Palmeiras economizar com viagens Imagem: Embraer/Divulgação

O avião bimotor com Turbofan tem velocidade máxima de 871 km/h e alcança 12 mil metros de altitude. Sua capacidade varia entre 96 a 114 passageiros. Segundo Leila, a escolha por menos lugares foi pensada para o conforto aos jogadores e para permitir que se recuperem durante o trajeto.

Não é incomum clubes de futebol e de outros esportes adquirirem aeronaves para facilitar a locomoção. Diversos clubes da NFL, a liga profissional de futebol americano, possuem aviões particulares. Real Madrid, Manchester City e Milan também contam com esse tipo de transporte.

Apesar das vantagens da aquisição da aeronave, a torcida do Palmeiras protestou nesta quinta-feira (29) em frente à sede da Crefisa, outra empresa de Leila Pereira e principal patrocinadora do clube. Segundo o Globo Esporte, a Mancha Alviverde pediu mais reforços ao elenco e ironizou a compra do avião, com gritos como “Ô tia Leila, preste atenção, o avião não é contratação” e “Olê-lê, olá-lá, o avião vem aí e o bicho vai pegar”.

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