Conheça o polêmico avião do Palmeiras: qual o modelo e quando vai voar
O avião comprado pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira, foi apresentado nesta semana em um evento na sede da Embraer em São José dos Campos, em São Paulo.
Adquirido em janeiro, o modelo E-190 E2 tem capacidade para 98 lugares e valor estimado em US$ 64 milhões (cerca de R$ 311 milhões). E já chegou causando polêmica.
Parte da torcida do clube resolveu protestar contra a compra (veja mais abaixo), alegando ser um gasto desnecessário. Mas a aeronave não fará parte do patrimônio do Palmeiras. E sim de uma empresa de fretamento fundada por Leila em 2022, a Placar Linhas Aéreas.
Ela aguarda liberação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para iniciar seus primeiros voos comerciais. Porém, existe uma brecha que permite ao clube embarcar nela a partir de julho, desde que seja gratuito para não caracterizar fretamento, segundo o Globo Esporte. Porém, essa permissão ainda depende da autorização da Anac.
O Palmeiras tem o costume de fretar suas viagens para destinos mais distantes, de modo a evitar o desgaste da viagem e facilitar a logística da delegação. Com o novo avião, a ideia é reduzir custos, já que o clube apenas arcaria com combustível e taxas. Atualmente, cada voo fretado para disputar jogos da Copa Libertadores sai na ordem de R$ 1 milhão.
Porém, a empresária já afirmou que pretende alugar a aeronave para outros clubes, caso não esteja em uso. Até por isso, a pintura do avião utiliza cores neutras para não remeter ao clube alviverde. Alguns de seus colegas dirigentes já mostraram interesse no negócio.
Como é o avião do Palmeiras?
Segundo a Embraer, o E190-E2 é o modelo mais silencioso e econômico da fabricante. Sua autonomia é de mais de 5 mil km, o que permite chegar sem escalas a qualquer destino na América do Sul partindo da cidade de São Paulo.
“As delegações esportivas vão se beneficiar de um conforto incomparável, cabine espaçosa e baixo ruído”, disse Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer. “A eficiência de combustível e a performance de pista são importantes diferenciais para os novos operadores, que podem voar para aeroportos regionais, incluindo aqueles onde aeronaves de maior porte não operam.”
O avião bimotor com Turbofan tem velocidade máxima de 871 km/h e alcança 12 mil metros de altitude. Sua capacidade varia entre 96 a 114 passageiros. Segundo Leila, a escolha por menos lugares foi pensada para o conforto aos jogadores e para permitir que se recuperem durante o trajeto.
Não é incomum clubes de futebol e de outros esportes adquirirem aeronaves para facilitar a locomoção. Diversos clubes da NFL, a liga profissional de futebol americano, possuem aviões particulares. Real Madrid, Manchester City e Milan também contam com esse tipo de transporte.
Apesar das vantagens da aquisição da aeronave, a torcida do Palmeiras protestou nesta quinta-feira (29) em frente à sede da Crefisa, outra empresa de Leila Pereira e principal patrocinadora do clube. Segundo o Globo Esporte, a Mancha Alviverde pediu mais reforços ao elenco e ironizou a compra do avião, com gritos como “Ô tia Leila, preste atenção, o avião não é contratação” e “Olê-lê, olá-lá, o avião vem aí e o bicho vai pegar”.