COP27: Egito bloqueia acesso a sites de notícias e de direitos humanos

Participantes afirmam que a restrição está no próprio wi-fi da conferência climática . Chamadas por VoIP, como no WhatsApp, foram liberadas temporariamente
COP27: Egito bloqueia acesso a sites de notícias e de direitos humanos
Imagem: UNclimatechange/Flickr/Reprodução
Sites de notícias internacionais e de organizações de direitos humanos estão bloqueados durante a COP27, a maior conferência climática do mundo, no Egito. Participantes na cidade de Sharm el-Sheikh disseram que a restrição está no próprio wi-fi do evento.
No Twitter, a ativista norte-americana Alexandria Villaseñor, que lidera o movimento de jovens pelo clima Earth Uprising, disse que há tantos sites bloqueados que é difícil para os participantes trabalharem.

“Não podemos usar nosso site porque o Medium está bloqueado. As agências de notícias às quais nos referimos estão bloqueadas. Não há ação climática sem verdade e informação”, escreveu. 

Além da plataforma de blogs Medium, a lista de sites bloqueados também inclui o da organização global Human Rights Watch (HRW), a agência independente de notícias Mada Masr e a agência de notícias catari Al Jazeera

O bloqueio não é uma surpresa. Os sites Mada Masr e Al Jazeera saíram do ar em 2017, por ordem do governo egípcio, liderado pelo presidente Abdul Fatah Al-Sisi desde 2014. 

Em 2020, um relatório da Rede Árabe de Direitos Humanos mostrou que Cairo restringiu o acesso a 628 sites, incluindo 116 páginas de notícias, 15 entidades de direitos humanos e 27 críticos políticos. Outros 349 sites saíram do ar por oferecer VPNs – redes de acesso privado, que também são proibidos pelo governo egípcio. 

Antes do início da COP27, a HRW alertou sobre a repressão do Egito a jornalistas, ativistas políticos e ambientalistas. Muitos precisaram deixar o país. Os que continuaram por lá, reduziram suas atividades ao máximo por medo de serem presos.

Apesar do bloqueio, o jornal britânico The Guardian apontou que provedores de telecomunicações egípcios suspenderam temporariamente a proibição de chamadas de voz sobre VoIP (protocolo de internet), como as feitas por WhatsApp, durante a COP27. 

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas