Copa em novembro: como o clima do Catar influenciou a data do evento
Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo vai acontecer entre os meses de novembro e dezembro. A escolha da Fifa tem relação direta com o clima do Catar, já que o calor do verão no país tornaria o torneio insustentável.
Caso a competição acontecesse nos tradicionais meses de junho e julho, atletas e torcedores poderiam enfrentar temperaturas entre 40 e 50ºC. O verão extremamente quente também poderia vir acompanhado do “El Chamal”, um vento forte com rajadas que provocam tempestades de areia e poeira.
O país-sede da Copa vive, agora, o inverno. Mas não pense que a estação torna os dias muito mais frios. A temperatura mínima esperada na capital Doha para a semana do dia 14 de novembro, por exemplo, é de 22ºC, com a máxima ultrapassando os 32ºC.
Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os únicos em que o Catar enfrenta temperaturas mais amenas. O país localizado em uma região desértica possui clima quente e árido, bastante seco e com pouca umidade.
A data foi alterada ainda em 2015, visando melhorar a saúde e o bem-estar dos times e torcedores que visitarão o país. De toda forma, as equipes ainda devem chegar bem preparadas para lidar com o clima do Oriente Médio, que pode ser bem diferente daquele que os jogadores estão acostumados.
Por outro lado, o país está pronto para receber o público. Sete dos oito estádios que receberão jogos da Copa no Catar possuem sistema de climatização. O Estádio Internacional Khalifa, em Doha, e o Estádio Al-Janoub, em Al-Wakrah, entram nessa conta.
Catar e Equador irão abrir os trabalhos da Copa 2022 no próximo domingo, 20 de novembro. O Brasil faz sua estreia contra a Sérvia, no próximo dia 24.