Isso não é bom. A Coreia do Norte conduziu um teste nuclear. Uma atividade sísmica incomum foi detectada na região. A Coreia do Sul disse ao Conselho de Segurança da ONU que a Coreia do Norte fez um teste nuclear.

A Coreia do Norte confirma o teste e diz que ele foi realizado “com sucesso”. Ele foi feito subterraneamente usando um “dispositivo nuclear em miniatura com grande poder explosivo.” Isso significa que a Coreia do Norte atingiu seu objetivo de criar bombas menores e mais leves mas com alto poder destrutivo.



Um terremoto de magnitude 5.1 foi sentido na Coreia do Norte com o epicentro próximo à área de testes nucleares do país. Isso significa que o terremoto – que não é comum na região – foi causado quando a Coreia do Norte destruiu uma bomba nuclear. Essa é a terceira vez que a Coreia do Norte faz um teste assim – as outras vezes foram em 2006 e 2009. Em 2006, causou um terremoto de magnitude 3.9, enquanto o teste de 2009 balançou a região com magnitude 4.5.

A Organização para o Tratado de Banimento Completo de Testes Nucleares divulgou o seguinte comunicado:

“Hoje nossas estações de monitoramento coletaram evidências de um evento sísmico incomum na República Popular Democrática da Coreia. O Evento mostra características claras de explosão e a localização é congruente com os testes nucleares de 2006 e 2009. Por enquanto, mais dados e análises são necessários para estabelecer qual tipo de evento é esse. Se confirmado um teste nuclear, o ato constitui uma clara ameaça à segurança e paz mundial, e desafia esforços feitos para fortalecer o desarmamento nuclear global e a sua não-proliferação.”

A Reuters diz que o terremoto da Coreia do Norte indica uma explosão de seis a sete kilotons, de acordo com o ministério da defesa da Coreia do Sul. Não é claro o método usado pela Coreia do Norte para fazer esta bomba nuclear. Em testes anteriores, a Coreia do Norte usava plutônio reprocessado para abastecer a bomba, mas em 2010 o país mostrou publicamente seu processo de criar urânio altamente enriquecido.

De acordo com coordenadas do US Geological Survey, o terremoto vai sentido convenientemente próximo a uma estrada que o Google Maps chama de Estrada de Testes Nucleares:

coreiabomba

Uma sessão de emergência do Conselho de Segurança da ONU será realizada hoje mas é improvável que eles tenham sido pegos de surpresa. A Coreia do Norte ameaça explodir bombas nucleares desde que a ONU penalizou Pyongyang por lançar foguetes para o espaço. No dia 24 de janeiro, a Comissão Nacional de Defesa da Coreia do Norte disse que eles estavam para realizar um “teste nuclear de alto nível”. E oficiais do governo dos Estados Unidos esperavam um teste “a qualquer momento”. E ele finalmente chegou. [ReutersABC NewsWSJ]