A Apple começou a liberar nesta quinta-feira (7) uma atualização para iOS 12 e MacOS 10.14 que corrige aquele bug no FaceTime para chamadas em grupo. O problema permitia que quem fizesse a chamada ouvisse e até visse a câmera da pessoa no outro lado da linha, mesmo antes de ela aceitar a solicitação. Isso é algo que você, claramente, não quer que aconteça em seu iPhone ou iPad (sobretudo se você usa muito o FaceTime), então, atualize já seus aparelhos.

O problema em chamadas de FaceTime em grupo apareceu há uma semana, após um garoto de 14 anos ter descoberto o erro acidentalmente. Grant Thompson, o adolescente em questão, estava jogando Fortnite quando tentou chamar um amigo via FaceTime. O amigo não atendeu, então ele arrastou o dedo para cima para incluir um outro amigo na chamada e percebeu que podia ouvir seu primeiro amigo, que não havia atendido à solicitação.

Thompson falou para sua mãe, e ambos tentaram alertar a Apple sobre o erro durante dez dias, sem receber nenhum tipo de resposta da empresa. A Apple, então, finalmente reconheceu o problema quando vários sites pelo mundo começaram a escrever matérias sobre o assunto.

A companhia ficou com uma imagem ruim durante toda a situação. Para uma empresa que tem falado bastante de seu compromisso com a privacidade, “problemas invasivos” como esse assustam seus usuários, e a forma como a companhia lidou inicialmente com a situação não foi das melhores.

De qualquer jeito, é importante lembrar que a Apple atrasou o lançamento do FaceTime em grupo por meses — era para estar inicialmente no lançamento do iOS 12. E, depois de a notícia do bug ter sido publicada, a Apple desativou o FaceTime em grupo enquanto trabalhava numa correção. A atualização finalmente foi liberada, alguns dias depois de legisladores americanos começarem a questionar a Apple sobre o bug.

Então, é hora de atualizar seus aparelhos.

No iPhone, vá em Ajustes > Geral > Atualização de Software e escolha a opção Download e instalar.

No seu Mac, vá no símbolo da maçã (lado direito superior) > Sobre este Mac > Atualização de Software.