A Microsoft havia anunciado em blog oficial que a Cortana estaria disponível para Windows Insiders no Brasil “ainda este ano“. Depois, um representante disse que ela chegaria em dezembro. Bem, parece que houve um atraso: a assistente pessoal só virá ao país em 2016.

Gabe Aul, gerente geral de engenharia da Microsoft, diz no Twitter que a Cortana chegará ao Brasil “no ano novo”:

Isso deixou alguns em dúvida: a assistente chegará na virada do ano, ou só no ano que vem? (Às vezes a ambiguidade nos tweets do Gabe pode confundir!) O executivo confirma que isso será em 2016:

A assessoria da Microsoft diz ao Gizmodo Brasil: “não temos previsão de lançamento da Cortana para Insiders confirmada”.

Não quer dizer que o Brasil foi esquecido. Esta semana, a Cortana ganhou uma seção no site brasileiro da Microsoft, ensinando que ela traz lembretes pontuais, conta piadas e oferece controles de quais informações podem ser acessadas.

Cortana na Microsoft Brasil

Além disso, o Skype passou este mês a traduzir conversas de áudio em português brasileiro. Ele pode ser convertido para inglês, francês, italiano, mandarim, alemão e espanhol – são os idiomas que a Cortana fala.

Se você estiver com pressa, pode seguir estas instruções para ativar a Cortana em inglês no Windows 10.

No Brasil, a Cortana se juntará à Siri – que fala português desde abril – e ao Google Now – que oferece comandos em nosso idioma desde 2013.

[Gabe Aul via Compêndio Windows]

Foto por Eric Risberg/AP