_Ciência

Covid: quais os 6 remédios ainda recomendados pela OMS

Remdesivir, Baricitinibe, Molnupiravir... Saiba quais são os remédios indicados pela OMS para tratar a Covid

Covid: quais os 6 remédios ainda recomendados pela OMS

Imagem: Christine Sandu/Unsplash/Reprodução

A pandemia de Covid fez com que os cientistas corressem atrás de vacinas ou medicamentos capazes de combater a doença. Hoje, há imunizantes de diferentes laboratórios disponíveis no mercado, todos com eficácia comprovada contra o vírus. 

Os médicos recomendam remédios apenas em casos extremos. Isso porque os medicamentos enfrentam um grande problema: a dificuldade em combater algumas das variantes do Sars-CoV-2 que foram surgindo com o tempo e a baixa disponibilidade ao redor do globo, além, claro, dos valores altos.

Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda apenas seis tratamentos para pacientes com Covid, que foram listados pelo G1. Saiba quais são eles:

O Paxlovid é produzido pela farmacêutica Pfizer. Médicos o indicam apenas para pacientes com sintomas leves a moderados de Covid que tenham alto risco de hospitalização. No Brasil, a Anvisa aprovou seu uso em caráter emergencial e ele está disponível no SUS.

Pacientes ao redor do globo já utilizavam o Baricitinibe antes da pandemia de Covid para o tratamento de artrite reumatoide. Agora, cientistas restringem o uso do anti-inflamatório a pessoas que estejam hospitalizadas e utilizando oxigênio. A Anvisa aprovou o uso do remédio para a infecção no Brasil e ele também está disponível no SUS.

O Remdesivir é indicado para quadros leves a graves com alto risco de internação. Esse medicamento foi o primeiro a ter o registro definitivo aprovado pela Anvisa no Brasil, mas não está disponível na rede pública. 

Médicos indicam o Molnupiravir para pacientes com quadros leves da doença, mas com alto risco de internação. A Anvisa o aprovou apenas sob regime emergencial e ele não está disponível na rede pública. 

Entram nesse tópico medicamentos que inibem a proteína denominada interleucina-6 (IL-6). Essa é responsável por promover inflamação crônica e está associada a maior agressividade e risco de morte pela Covid.

Por fim, estão os corticosteroides sistêmicos, como a dexametasona e a prednisolona. Esses medicamentos atuam no controle da inflamação em pacientes com quadros graves ou críticos da Covid.

Apesar da existência de remédios aprovados para tratar a Covid, é importante lembrar que as vacinas continuam sendo a principal arma contra a doença. Mantenha seu esquema vacinal atualizado para resguardar sua saúde e impedir o avanço do vírus no Brasil.

Sair da versão mobile