Ciência

Crise dos 40? Esses hábitos fazem você ganhar mais 24 anos de vida

Estudo dos EUA revela 8 hábitos saudáveis que podem aumentar a expectativa de vida de homens e mulheres a partir dos 40 anos

Um estudo recente feito com mais de 200 mil veteranos do serviço militar dos Estados Unidos (de 40 a 99 anos) descobriu que oito hábitos podem aumentar a longevidade da vida humana. Como resultado, a expectativa de vida pode aumentar 24 anos, para homens aos 40 anos, e 20,5 anos, para mulheres na mesma idade.

whatsapp invite banner

Já aos 50 anos, os homens ainda poderiam ganhar 21,3 anos de vida adicional ao adotar os oito hábitos saudáveis, enquanto as mulheres poderiam ganhar 18,9. Aos 60 anos, os números caem para 18 anos para mulheres e 16,5 anos para homens, segundo a pesquisa.

Os fatores em questão são:

  1. aderir a um padrão alimentar com predominância de alimentos integrais
  2. praticar atividade física regular e consistente
  3. controlar o estresse negativo
  4. não fumar
  5. ter um sono restaurador
  6. não consumir álcool em excesso
  7. não ter transtorno por uso de opioides
  8. ter conexões sociais positivas

Hábitos saudáveis ajudam a prevenir doenças crônicas

Estudos recentes afirmam que, além se alimentar de forma saudável, fazer atividade física regular e não fumar, o controle do estresse, a prevenção de substâncias de risco e a manutenção de conexões sociais ajudam a prevenir doenças crônicas. A falta de sono restaurador e a depressão também foram associadas ao aumento da incidência dessas doenças incluindo as cardiovasculares, câncer e diabetes.

De acordo com a pesquisa, as doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de mortalidade nos EUA. Isso pode reduzir de 7,5 a 20 anos da expectativa de vida de uma pessoa.

De mais de 1 milhão de pessoas acompanhadas pelo banco de dados do CMS (Centers for Medicaid & Medicare Services), o estudo revelou que a taxa de mortalidade entre pessoas que não aderem a nenhum hábito de baixo risco foi de 70,2 por 1000 pessoas por ano. No entanto, para as que aderiram aos oito, o número foi só de 6,8.

Segundo o documento, as descobertas condizem com estudos anteriores sobre mortalidade e estilo de vida. Fumar, por exemplo, pode diminuir uma média de cinco anos de expectativa de vida de uma pessoa. Por fim, dormir bem pode contribuir com cerca de cinco anos a mais. Leia mais nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas